A chegada de 2023 marca uma nova fase para o turismo brasileiro. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur – reviu as suas estratégias e destacou o Brasil como destino turístico alinhado com os desafios e as oportunidades desta década: gestão de marcas, diversidade, sustentabilidade e ações climáticas estão entre as prioridades.
«A estratégia reforça a importância do mercado português para o Brasil, aposta na plena recuperação da imagem do país no exterior, em novas experiências de turismo e foca-se em atuar como uma grande geradora de negócios que propiciem o aumento do número de turistas portugueses a visitarem o Brasil, ao longo de todo o ano e para descobrir novos destinos brasileiros», refere a Embratur.
Uma das ações que ilustram esse novo momento é a retoma da Marca Brasil – lançada em 2005 e que foi utilizada até 2019 –, que regressa como a Nation Brand do Brasil, e representa o país no comércio de produtos, serviços e turismo. A marca voltará aos bens e serviços de exportação do Brasil, inclusive em produtos industrializados, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX Brasil. No turismo, será usada por todo o trade turístico, tais como: destinos brasileiros, companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotelaria, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo.
«A Marca Brasil foi concebida para valorizar a brasilidade. Desde a sua conceção, representa o verde das florestas; o laranja e o amarelo são a alegria, o sol, a luminosidade e as praias; o azul, o céu e as águas; o vermelho das festas populares, e o branco dos trajes e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho da autoria de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro, e é assinado pelo designer Kiko Farkas», refere a Embratur .
Sustentabilidade e ações climáticas serão um dos grandes pilares de atuação da Embratur e das instituições que atuam no desenvolvimento do setor turístico internacional no Brasil. «O objetivo é que a cadeia de serviços de turismo aos turistas estrangeiros esteja preparada para atuar nessa premissa, em conceitos e na prática».
«Juntamente com o reposicionamento da Marca Brasil e a recuperação da imagem-país, fazem parte da estratégia do Brasil em Portugal o desenvolvimento de novos produtos turísticos específicos para o mercado português, com as experiências que só o Brasil pode proporcionar. Nomeadamente em matéria de natureza e gastronomia, assim como o nordeste brasileiro, que sempre esteve na preferência dos turistas portugueses pela facilidade de ligações aéreas com o Brasil».
«Queremos mostrar aos portugueses um Brasil que merece ser visitado, que é alegre, diverso, democrático e inclusivo. Temos uma grande proximidade com o povo português e vamos trabalhar em conjunto com os brasileiros para recebermos os portugueses com a nossa melhor hospitalidade. Estamos de braços abertos para recebê-los em nossos destinos durante o ano todo, com novidades e sustentabilidade. Vim aqui retomar parcerias estratégicas com o trade português para impulsionar o número de turistas portugueses no Brasil», afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A participação da Embratur na BTL 2023 contará com 32 expositores. As atrações culturais também terão um papel fundamental na apresentação da estratégia do Brasil ao povo português. A diversificação da oferta de destinos e a ampliação de segmentos é um dos pontos fulcrais. Dentro deste contexto, a Embratur destaca a rica gastronomia do Mato Grosso do Sul, com a divulgação da “Rota Gastronómica Pantaneira”, que traz pratos típicos, tais como: sopa paraguaia com ervas (chipaguaçu), macarrão de comitiva, doce de leite com requeijão de corte e farofa de cebola crocante, e refresco de mandioca e cachaça.