Partilhar

Brasil marca presença na BTL com um novo posicionamento da marca no mercado português

A chegada de 2023 marca uma nova fase para o turismo brasileiro.

1 Março 2023
Sandra M. Pinto

A chegada de 2023 marca uma nova fase para o turismo brasileiro. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur – reviu as suas estratégias e destacou o Brasil como destino turístico alinhado com os desafios e as oportunidades desta década: gestão de marcas, diversidade, sustentabilidade e ações climáticas estão entre as prioridades.

 

«A estratégia reforça a importância do mercado português para o Brasil, aposta na plena recuperação da imagem do país no exterior, em novas experiências de turismo e foca-se em atuar como uma grande geradora de negócios que propiciem o aumento do número de turistas portugueses a visitarem o Brasil, ao longo de todo o ano e para descobrir novos destinos brasileiros», refere a Embratur.

 

Uma das ações que ilustram esse novo momento é a retoma da Marca Brasil – lançada em 2005 e que foi utilizada até 2019 –, que regressa como a Nation Brand do Brasil, e representa o país no comércio de produtos, serviços e turismo. A marca voltará aos bens e serviços de exportação do Brasil, inclusive em produtos industrializados, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX Brasil. No turismo, será usada por todo o trade turístico, tais como: destinos brasileiros, companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotelaria, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo.

«A Marca Brasil foi concebida para valorizar a brasilidade. Desde a sua conceção, representa o verde das florestas; o laranja e o amarelo são a alegria, o sol, a luminosidade e as praias; o azul, o céu e as águas; o vermelho das festas populares, e o branco dos trajes e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho da autoria de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro, e é assinado pelo designer Kiko Farkas», refere a Embratur .

 

Sustentabilidade e ações climáticas serão um dos grandes pilares de atuação da Embratur e das instituições que atuam no desenvolvimento do setor turístico internacional no Brasil. «O objetivo é que a cadeia de serviços de turismo aos turistas estrangeiros esteja preparada para atuar nessa premissa, em conceitos e na prática».

«Juntamente com o reposicionamento da Marca Brasil e a recuperação da imagem-país, fazem parte da estratégia do Brasil em Portugal o desenvolvimento de novos produtos turísticos específicos para o mercado português, com as experiências que só o Brasil pode proporcionar. Nomeadamente em matéria de natureza e gastronomia, assim como o nordeste brasileiro, que sempre esteve na preferência dos turistas portugueses pela facilidade de ligações aéreas com o Brasil».

«Queremos mostrar aos portugueses um Brasil que merece ser visitado, que é alegre, diverso, democrático e inclusivo. Temos uma grande proximidade com o povo português e vamos trabalhar em conjunto com os brasileiros para recebermos os portugueses com a nossa melhor hospitalidade. Estamos de braços abertos para recebê-los em nossos destinos durante o ano todo, com novidades e sustentabilidade. Vim aqui retomar parcerias estratégicas com o trade português para impulsionar o número de turistas portugueses no Brasil», afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

 

A participação da Embratur na BTL 2023 contará com​ 32 expositores. As atrações culturais também terão um papel fundamental na apresentação da estratégia do Brasil ao povo português. A diversificação da oferta de destinos e a ampliação de segmentos é um dos pontos fulcrais. Dentro deste contexto, a Embratur destaca a rica gastronomia do Mato Grosso do Sul, com a divulgação da “Rota Gastronómica Pantaneira”, que traz pratos típicos, tais como: sopa paraguaia com ervas (chipaguaçu), macarrão de comitiva, doce de leite com requeijão de corte e farofa de cebola crocante, e refresco de mandioca e cachaça.

Mais Recentes

Celebre as festividades de fim de ano em grande estilo: onde? Nesta unidade 5 estrelas

há 8 horas

Restaurante enaltece a gastronomia regional durante todo o mês de novembro

há 9 horas

Descobrimos o destino ideal para uma escapadinha de fim de semana e vamos revelá-lo só a si

há 10 horas

Já pode visitar o presépio mais icónico da capital: nós revelamos onde

há 11 horas

Celebrar o Natal com história e tradição é a irresistível proposta que lhe deixamos

há 12 horas

Experiência de fim-de-semana Stay & Brunch é a nova proposta desta unidade hoteleira

há 13 horas

Luxuoso e requintado: este brunch espera pela sua visita

há 14 horas

“Uma Aventura no Palácio da Pena” espera por si e toda a sua família

há 15 horas

O vinho e a sua celebração vão inundar Lisboa este fim de semana

há 16 horas

Castanhas assadas, jeropiga e um buffet de brunch: ninguém vai conseguir recusar este convite

há 17 horas

Todos lhe reconhecemos o cheiro, mas será que sabemos quais são os (verdadeiros) perigos da naftalina?

há 1 dia

Descubra aqui as 25 coisas que as mulheres procuram num homem

há 1 dia

Entrevista: «Somos a primeira faculdade portuguesa de saúde a adotar o modelo de simulação da Organização Mundial de Saúde », José João Mendes, presidente da Egas Moniz School of Health and Science

há 1 dia

Mesotelioma: é o cancro mais comum na UE depois dos tumores pulmonares

há 2 dias

«Produtos químicos perigosos encontrados em 6% dos cosméticos europeus», alerta agência

há 2 dias

Mpox: Detetados onze casos desde 01 de junho

há 2 dias

Sabores e tradições de São Martinho esperam pelos apreciadores de castanhas e jerupiga

há 2 dias

Estes são os restaurantes dos três melhores chefs do mundo

há 2 dias

Alugaram um Airbnb por três semanas e deixaram uma conta de luz de 1400 euros

há 2 dias

Quer ser milionário? Conheça os hábitos das pessoas ricas e concretize esse desejo

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.