Café com limão emagrece?

Verdade ou mito sobre os benefícios da bebida.

Devido aos benefícios oferecidos pelo café e pelo limão, que protegem o organismo de doenças crónicas, muitas pessoas acreditam que ao juntar os dois vão potencializar seus efeitos e proporcionar diversos benéficos para a saúde.

Ajuda a queimar gordura

De acordo com especialistas, tanto o limão como o café não possuem o poder de derreter a gordura. Inclusive, o uso em excesso de café aumenta as hipóteses do desenvolvimento de pressão alta. Se quer queimar gordura, consuma menos calorias ou queime-as através da prática de exercícios físicos.

Afirmar que café com limão emagrece é errado. No entanto, estudos mostram que o café ajuda na perda de peso, pois a cafeína atua estimulando o tecido adiposo marrom (TAM). Tecido esse que é capaz de metabolizar carboidratos e gorduras, mas, que diminui a sua atividade com a idade. Dessa forma, ao consumir uma chávena de 240 ml de café faz com que a atividade TAM aumente durante 3 horas após sua ingestão, resultando na queima calórica e consequentemente, na perda de peso.

Alivia dor de cabeça

A cafeína presente no café possui efeito vasoconstritor, ou seja, aperta os vasos sanguíneos. O fluxo sanguíneo na direção da cabeça diminui fazendo com que alivie a dor de cabeça. Estudos apontam que a cafeína tem o poder de amplificar os efeitos de medicamentos indicados para dor de cabeça ou enxaquecas. Outros estudos afirmam que a cafeína pode causar dor de cabeça em algumas pessoas ao juntá-la com outras bebidas e alimentos.
Por isso, beber café com limão pode aliviar ou piorar a dor de cabeça, mas, o que ajuda a reduzir a dor é a cafeína e não a junção com limão.

Alivia a diarreia

Nesse caso, é preciso consumir o café moído com limão e não beber a bebida. No entanto, não há evidências de que o limão seja indicado para o tratamento de diarreias. Da mesma forma, o café estimula o intestino aumentando a necessidade de evacuar. Além disso, possui efeito diurético o que pode piorar a diarreia e aumentar a perda de líquidos, levando à desidratação.

Benefícios para a pele

Segundo estudos realizados, o consumo de café pode ajudar na redução de descamações da pele, melhorando e reduzindo a deterioração da barreira cutânea. Já a vitamina C presente no limão ajuda na produção de colágeno (proteína responsável pela força e elasticidade da pele). Além disso, a sua ação antioxidante protege o organismo contra os efeitos dos radicais livres causados pela exposição ao sol.

Podemos ter esses benéficos consumindo o café e o limão separadamente, já que não há provas científicas que a junção dos dois potencialize os benefícios.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...