O cancro da próstata é o cancro mais comum nos homens. Ao longo da vida, um em cada oito será diagnosticado, por isso é importante conhecer os sintomas para poder detetá-los a tempo, quando o prognóstico é claramente melhor.
Conforme descrito pela prestigiada Clínica Mayo (Estados Unidos), a próstata é uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino responsável pela produção do líquido seminal, que nutre e transporta os espermatozoides. O cancro que afeta este órgão é um dos mais comuns nos homens.
Muitas vezes, cresce lentamente e limita-se à próstata, sem causar danos graves. No entanto, alguns tipos podem tornar-se agressivos e espalhar-se rapidamente, pelo que a deteção e o tratamento são vitais.
Nas fases iniciais, o cancro da próstata pode não causar quaisquer sinais ou sintomas. Por isso, é importante que homens que reúnam fatores de risco ou a partir de determinadas idades realizem exames de rastreio com alguma regularidade.
O aparecimento dos sintomas tende a indicar que o tumor já está mais avançado . Alguns dos sinais aos quais devemos prestar atenção incluem:
Problemas para urinar.
Diminuição da força da urina.
Sangue na urina.
Sangue no sémen.
Dor óssea.
Perda de peso involuntária.
Disfunção erétil.
Vários destes sintomas, especialmente por si só, podem ser causados por outras condições . Por exemplo, podem ser o resultado de hiperplasia prostática benigna, um aumento anormal da próstata que ocorre sem que seja causado por um tumor. Seja como for, quando aparecerem deve em qualquer caso consultar um especialista.