Os cancros dos testículos são raros e, felizmente, apresentam uma elevada taxa de sobrevivência. Por isso, é muito importante saber reconhecer os primeiros sinais do seu aparecimento e assim aumentar as possibilidades de superá-lo.
Há alguns anos, o mês de novembro passou a ser conhecido como o mês da saúde masculina. A instituição de caridade Movember, que procura reduzir mortes prematuras em homens, participa de ações para conscientizar sobre problemas de saúde mental em homens, cancro de próstata e também testicular. É, portanto, uma boa data para lembrar a necessidade de os homens aprenderem a examinar os testículos.
A American Cancer Society (ACS) explica neste artigo no seu site como fazer a autoexploração passo a passo. O objetivo é detetar nódulos duros, massas redondas uniformes ou alterações no tamanho, forma ou consistência dos testículos. Mas cuidado porque os testículos apresentam protuberâncias naturais e alterações na sua estrutura nem sempre indicam cancro. Por isso, a ACS destaca a importância de ir ao médico sempre que temos uma dúvida deste tipo.
Em alguns casos, até a Associação Espanhola Contra o Câncer (Aecc) explica que o acúmulo de líquido nos testículos também pode ser um sinal da presença de um tumor. No entanto, é mais provável que esse sintoma seja devido a outra condição, como hidrocele. Quando este cancro não é detectado a tempo, a dor pode aparecer noutras áreas do corpo para as quais possa ter se espalhado, como gânglios linfáticos ou até órgãos mais distantes .