<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Castelo de Leiria supera os 115 mil visitantes em 2023

26 Dezembro 2023
Forever Young

Mais de 115 mil entradas foram registadas no Castelo de Leiria nos primeiros 11 meses de 2023, o que representa um aumento de mais de 6% relativamente a 2022, avançou o município.

O monumento continua a recuperar da quebra de procura que sofreu com a pandemia, mas o número de visitas ainda está longe das 186.555 de 2019. Em 2020, já sob o efeito da covid-19, a afluência desceu para as 83.873 entradas, avança a Lusa

Segundo avançou a Câmara de Leiria à agência Lusa, entre o início do ano e até 30 de novembro foram contabilizadas 115.684 visitas, o que representa “um aumento de 6,18% comparando com [todo o ano de] 2022”.

Neste ano verifica-se um aumento da procura por público estrangeiro: nos primeiros 11 meses de 2023 41% dos mais de 115 mil visitantes foram estrangeiros, contra 31% de visitantes não-portugueses de 2022.

“Verificamos uma larga representatividade de públicos internacionais, mas as principais nacionalidades são a brasileira e a espanhola”, sublinha a autarquia.

Para 2024 estão previstos vários projetos para o Castelo de Leiria: desde logo um que visa a garantia das condições do monumento, que será alvo de “monitorização e avaliação estrutural e de riscos”.

O núcleo amuralhado, o Castelo e envolvente, serão analisados do ponto de vista estrutural geológico e geotécnico “para definição das metodologias de intervenção para o tipo de patologia que esteja e/ou vier a ser identificada, bem como o cronograma de intervenção”.

Em outubro deste ano, na apresentação da monitorização estrutural do Castelo realizada entre 2021 e 2022, foram apontadas 19 áreas problemáticas, algumas a precisar de intervenção urgente, avançaram os especialistas.

De acordo com o município de Leiria, “será naturalmente dada primazia às [zonas] que se revelarem de maior risco e complexidade”, tendo sido remetida à Direção Regional de Cultura do Centro “a proposta de metodologia” que “aguarda parecer”.

Para o próximo ano está também previsto “realizar o projeto museológico e de interpretação do Castelo, bem como o projeto de intervenção com base na monitorização, que irá basear-se nos resultados do estudo referido e nas propostas de intervenção que vierem a ser realizadas, inclusivamente nas zonas que apresentam problemas”.

O projeto de intervenção “irá repensar todo o espaço”, avança a autarquia, que em novembro nomeou uma nova equipa de coordenação para o Castelo.

“Os novos colaboradores que foram admitidos irão permitir concretizar com maior celeridade os projetos e programas com vista à requalificação do Castelo, mas também no que diz respeito à diversificação da oferta cultural e realizar uma gestão mais eficiente de recursos”.

Ainda em 2023, os dois acessos mecânicos que facilitam a subida ao monumento estiveram encerrados 25 dias, por questões relacionadas com “vandalismo e manutenção corrente e corretiva”.

“O elevador sul [junto à Sé] esteve parado dez dias, na sequência de atos de vandalismo”, detalha o município.

 

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 3 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 3 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 4 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 4 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 4 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 5 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 5 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 5 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 5 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 6 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 6 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 6 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 7 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 7 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 8 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 8 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 8 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 9 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 9 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.