Os investigadores identificaram uma proteína que pode abrir novos caminhos para o tratamento de doenças relacionadas com a idade, avança a Euronews.
A proteína ajuda a eliminar organelas danificadas, subunidades de uma célula que realizam funções importantes dentro dela e são vitais para o seu funcionamento. Dois deles – mitocôndrias e lisossomos – ajudam, respetivamente, a produzir energia nas células e a mantê-las saudáveis.
Os danos a essas organelas têm sido associados ao envelhecimento e a muitas doenças, incluindo doenças neurodegenerativas como Parkinson, Alzheimer, doença de Huntington e esclerose lateral amiotrófica (ELA).
O estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences , cientistas da Universidade Japonesa de Osaka e de outras escolas médicas dizem que a proteína chamada domínio hexoquinase contendo 1 (HKDC1) ajuda a proteger as mitocôndrias e os lisossomos.
“A modulação da função HKDC1 pode prevenir a senescência celular, que está relacionada com o envelhecimento e doenças relacionadas com a idade”, disse Shuhei Nakamura, professor de bioquímica na Nara Medical University, ao Euronews Next.
A senescência celular ocorre quando as células param de se dividir, o que pode impedir que as células se tornem cancerosas, mas contribui para o envelhecimento. Os pesquisadores disseram que alguns estudos sugerem que a prevenção da senescência pode neutralizar o envelhecimento humano e as doenças relacionadas à idade.