Para culminar o mês de março, em que assinalamos o Dia da Mulher, nada melhor do que passar uma tarde ou manhã, em família ou com amigas (os), pelo Mercado Municipal de Oeiras, onde poderá experimentar e saborear uma seleção de vinhos e petiscos que celebram o papel da mulher na agricultura e na gastronomia em Portugal.
Esta 2ª edição do evento terá lugar no primeiro piso do Mercado Municipal de Oeiras e irá decorrer das 11h00 às 21h00 durante os dois dias – 25 e 26 de março.
Há prova e venda de vinhos e de produtos gastronómicos de várias regiões do país, petiscos para consumo na zona de restauração com preços a partir dos 3€ e atividades paralelas para miúdos e graúdos.
O menu e programa de atividades (com inscrição obrigatória) podem ser consultados aqui: https://smartfarmer.pt/evento/vinhos-petiscos-celebram-a-mulher/
‘Conheça quem faz’, é um dos motes do evento
Com o objetivo de aproximar produtores e consumidores, valorizar o que é nosso e promover a troca de saberes e sabores, o evento conta com a presença de 10 produtores/as e 15 comerciantes locais, entre os quais, a Associação Inovterra com produtos do Douro, Vale de Alfaia com queijos biológicos de Castelo-Branco, Uvas d’Arruda com uma seleção de vinhos de pequenos produtores, ou a Confraria do Polvo onde o polvo é protagonista, e muito mais!
Um menu de petiscar e chorar por mais
São apresentadas propostas que vão desde o prego em bolo do caco, ao clássico bacalhou com broa, passando pelas pataniscas de polvo e pelo pastel de frango do campo com vinho do Porto em massa folhada, ou a bola de carnes de Lamego.
Para acompanhar, uma seleção de vinhos de proximidade como o Arinto de Bucelas (Loures), ManzWine (Mafra), Quinta da Badula (Rio Maior) onde também há lugar para bebidas mais alternativas, como o afamado Cordial de Flor de Sabugueiro, a Limonada com Spirulina e Poncha da Madeira.
Arroz Colaborativo – uma versão contemporânea da famosa sopa da pedra
No sábado, ao almoço, José João Rodrigues, da Casa do Sal da Figueira, confeciona um “Arroz Colaborativo” com legumes frescos do mercado.
O arroz colaborativo é mais do que um momento festivo. É um instrumento de demonstração e promoção das “Redes Colaborativas de Produção e Comercialização” tão importantes para a promoção do desenvolvimento local.
Aumentando a Visibilidade das Mulheres no Setor Agroalimentar
Uma das atividades em destaque é a Conversa Aberta com produtoras sobre ‘O Papel da Mulher na Agricultura em Portugal e no Mundo’, dia 25 às 16h00, dinamizada pela Teresa Neves da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e Sílvia Martins, Produtora de mirtilos e investigadora no Departamento de Ciências da Vida da UC.
As mulheres foram e são, muitas vezes, as empreendedoras por de trás de casas agrícolas e explorações vitivinícolas do nosso país. Porém, são também elas, frequentemente, o rosto anónimo e enrugado como os solos que cultivam, nos campos da agricultura familiar por esse Portugal adentro. Em linha com o trabalho que a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento tem vindo a desenvolver, em Portugal e no mundo, no que diz respeito ao empoderamento feminino, este evento é uma homenagem a estas figuras, por vezes icónicas, tantas vezes anónimas e escondidas.
O evento ‘Vinhos & Petiscos’ by Smartfarmer, organizado em parceria com o Município de Oeiras e com o apoio da ACECOA, está de regresso para mais uma edição imperdível.
O evento é de entrada gratuita e, na edição deste ano, cinco por cento das receitas vão reverter a favor do “Programa de Apoio Alimentar”, que consiste na aquisição e distribuição solidária de cabazes de frescos a famílias carenciadas.