Partilhar

Começa hoje o primeiro Festival Internacional de Música de Câmara de Oeiras

O concerto de abertura, acontece hoje, às 19:00, na sede da OCP, em Algés, com o ensemble inclusivo Notas de Contacto e o acordeonista Paulo Ferreira.

29 Setembro 2023
Forever Young

A primeira edição do Festival Internacional de Música de Câmara de Oeiras (FIMCO) começa hoje e decorre até domingo em quatro espaços do concelho, numa organização da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP), avança a Lusa.

O concerto de abertura, hoje, às 19:00, na sede da OCP, em Algés, com o ensemble inclusivo Notas de Contacto e o acordeonista Paulo Ferreira, traduz-se “numa criação coletiva, ‘Branca’, idealizada e construída pelos músicos do ensemble, envolvendo o público com sonoridades que vão do limiar do silêncio até a um vibrante jogo de sinos”, segundo nota da OCP.

“Numa estreia absoluta, o acordeonista Paulo Jorge Ferreira junta-se ao Notas de Contacto, numa transição para a segunda parte deste concerto: num recital totalmente improvisado, Paulo Jorge Ferreira irá criar ambientes musicais díspares e sonoridades surrealistas, utilizando os mais variados recursos técnicos e artísticos deste instrumento surpreendente, o acordeão de concerto”.

No domingo, às 17:00, no bairro dos Navegadores, em Porto Salvo, toca a Orquestra dos Navegadores (ON), sob a direção da maestrina Evelise Patrícia Veiga e do maestro Pedro Carneiro, apresentando, em estreia, “Músicas e Canções do Mundo”.

A orquestra iniciou a sua atividade em janeiro de 2019 e é composta por crianças deste bairro com idades entre os 6 e os 14 anos.

Neste concerto vai ser feita “uma apresentação criativa de instrumentos de sopro e de percussão”, com um programa que inclui “Só Música Viverá” para orquestra, “Paráfrase do Cânone de Mozart”, para sopros, “O Burrinho”, para cordas, “Uma Canção Eslava”, para orquestra, “Hino da Alegria”, de Beethoven, para cordas agudas, “Egeu”, de Bruce Piratas, para cordas graves, “O despertar da pantera”, uma apresentação criativa de instrumentos de sopro e de percussão, e “Makumana”, para orquestra.

A ON é apoiada pela câmara de Oeiras que “promove o acesso à música e à arte enquanto ferramentas para o estabelecimento de laços com a comunidade artística, com objetivos de intervenção em contextos de risco e de inclusão social dos seus participantes”.

À noite, em Algés, na sede da OCP, é apresentada “A grande tradição”, com um programa constituído por “composições amadas de compositores russos para violoncelo e piano”, com peças de Shchedrin, Rachmaninov e Tchaikovsky.

Este concerto, com coreografia e encenação de Teresa Dimas, conta com a participação de Haager-Kalmykov Duo, do violoncelista Kirill Kalmykov, da pianista Julia Haager e das bailarinas Inês Carneiro e Leonor Neves.

O Festival encerra no próximo domingo, com dois concertos, um, às 15:00, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos, e outro, às 16:30, no Salão Paroquial, em Nova Oeiras.

O concerto em Paço de Arcos é composto por peças de Elliot Cole, “Postludes, para vibrafone com arco”, e de Johannes Brahms, “Trio para Trompa”, sendo protagonizado pelos músicos Sofia Ruivo (violino), César Luís (trompa), Julia Haager (piano) e o grupo de percussão da OCP, constituído por Rafael Picamilho, Pedro Tavares, Tomás Moital e João Braga Simões.

Segundo a OCP, este concerto propõe “a grande música em diálogo, atravessando séculos e fronteiras: a música eterna de Brahms e os ‘Postludes’ do compositor norte-americano Elliott Cole, para quatro percussionistas num vibrafone, tangido com arcos no limiar do silêncio, pelo grupo de percussão da OCP. Escrito em 1865, o trio magistral de Brahms explora com melancolia e extraordinária beleza e harmonia inusitada do piano, do violino e da trompa, numa proximidade mágica com os intérpretes, no ambiente intimista do novo auditório José de Castro”.

Mozart, Barber, Bartók e Grieg são os compositores escolhidos para o programa do concerto às 17:30 em Nova Oeiras, com a Camerata de Cordas, a Orquestra de Câmara Portuguesa e a Jovem Orquestra Portuguesa, sob a direção musical do violoncelista Kirill Kalmykov.

 

Mais Recentes

Envelhecimento cerebral: cientistas identificam 13 proteínas que podem dar pistas para compreender as doenças neurodegenerativas

há 17 minutos

Entrega de presentes em risco: Lapónia cancela o Natal (e este é o motivo)

há 27 minutos

Relatório revela as piores e as melhores companhias ferroviárias da Europa: saiba em que lugar está a CP

há 58 minutos

Lembra-se de ‘Trainspotting’? Autor avança com sequela e revela o nome da obra que segue a vida das personagens Renton, Spud, Sick Boy e Begbie

há 1 hora

Este é o aeroporto europeu com mais movimento: adivinha onde está localizado?

há 1 hora

Última hora: arqueólogos descobrem túmulo de São Nicolau, a inspiração do “Pai Natal”

há 1 hora

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 17 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 17 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 18 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 19 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 19 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 19 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 19 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 20 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 20 horas

Um dos casacos mais populares do Lidl está prestes a esgotar: protege do frio e custa 14,99 euros

há 20 horas

Nem lixivia nem vinagre: este é o produto que tira as manchas de tinta da roupa deixando-a como nova

há 20 horas

Se está indecisa sobre que perfume usar, descubra estas (irresistíveis) sugestões

há 21 horas

Sim, comer fruta e emagrecer ao mesmo tempo é possível: com este truque, nunca falha

há 21 horas

Diga adeus aos vidros embaciados: basta usar sabão

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.