A felicidade é algo que nos faz sentir mais leves. Este sentimento elusivo, dura habitualmente pouco tempo, no entanto uma simples recordação de um momento alegre e feliz do passado pode ter um efeito igualmente positivo no nosso bem-estar.
Podem existir inúmeras formas de redescobrir estes momentos. Mas provavelmente a forma mais fácil e eficaz é simplesmente “dar uso” ao seu sorriso. A verdade é que este simples gesto é reconhecido pelo seu cérebro como uma expressão de felicidade. Sempre que sorri, o seu cérebro automaticamente produz certos químicos – como a dopamina, serotonina e ocitocina – responsáveis pela sensação de felicidade. De uma forma inversa, sempre que se sente naturalmente feliz, também é normal que o seu sorriso surja de forma natural.
Eis 4 estratégias que podem ajudar a libertar o poder transformativo de um sorriso, de acordo com os especialistas do Psychology Today.
- Sempre que identificar algo positivo sorria
Quando se quiser sentir mais feliz uma boa estratégia pode ser procurar algo positivo em seu redor. Seja reparar numa bonita paisagem, num objeto delicado, num momento de paz ou num gesto atencioso. Estar atento a estes instantes irá faze-lo sentir mais positivo e grato, no entanto se decidir igualmente sorrir ao observar estes momentos estará a intensificar esta sensação positiva, podendo assim gerar um sentimento geral de maior felicidade que se poderá refletir em todo o seu corpo.
- Aguente um meio-sorriso
Esta técnica budista, que consiste em aguentar um meio-sorriso por alguns instantes, parece apresentar resultados extremamente eficazes no aumento da sensação de felicidade. Experimente você mesmo. Começando com os seus músculos faciais relaxados, vá progressivamente virando para cima os cantos da sua boca. As pessoas em seu redor podem nem reparar, visto ser algo tão ligeiro. Aguente este meio-sorriso durante cerca de 10 min e avalie se não se sente um pouco mais leve, relaxado e em última instância, feliz.
- Sorria sempre que interage com os outros
Deve considerar o sorriso como uma atividade social. Quando as pessoas o veem a sorrir, algo nos seus cérebros faz com que se sintam mais felizes. Como consequência irá fazer com que elas expressem um sorriso que por sua vez irá influenciar positivamente o seu bem-estar e sensação de felicidade. É uma espécie de “círculo vicioso” que contribui para uma maior ligação entre as pessoas.
- Tenha atenção a alguma desconexão ou dor emocional que pode sentir ao sorrir
Sorrir não funciona simplesmente como uma varinha mágica que gera felicidade instantânea. Deve saber respeitar as suas emoções naturais e não forçar demasiadamente sentimentos positivos. É Igualmente importante que permita que certas emoções mais tristes ou dolorosas possam ser expressas pelo o seu corpo, de forma a encontrar uma verdadeira paz interior e felicidade.
Deixe que o sorriso se conecte de forma genuinamente com a sua experiência. Este gesto é acima de tudo uma forma de obter um reforço emocional positivo, que pode trazer algum “oxigênio” e leveza à sua existência.