Um estudo recente publicado na revista Nutrients sugere que adicionar bagas goji à dieta pode ter efeitos significativos.
De acordo com o principal autor do estudo, Xiang Li, responsável pelo programa de biologia nutricional da Universidade da Califórnia, as bagas de Goji foram escolhidas porque têm sido amplamente usadas na medicina chinesa pelas suas qualidades de «brilho dos olhos», diz Li, que cresceu no norte da China e estava curioso sobre quais seriam os compostos bioativos relacionados a essa afirmação.
«Esses compostos são como um protetor solar para os olhos», refere o especialista, «o estudo descobriu que, mesmo nos olhos normais e saudáveis, esses pigmentos óticos podem ser aumentados com uma pequena porção diária de bagas goji».
Durante o estudo, os investigadores mediram a densidade de pigmentos protetores nos olhos de 27 pessoas saudáveis com idades entre os 45 e os 65 anos. Cerca de metade comeu 30 gramas de goji cinco vezes por semana durante 90 dias. A outra metade tomou um suplemento comercial para a saúde ocular com a mesma frequência e duração.
Ao final de três meses, os pigmentos foram avaliados novamente e os do grupo de bagas tiveram um aumento significativo, enquanto o grupo de suplemento não apresentou alterações. Estes resultados são importantes porque se existir mais desse pigmento na retina pode ajuda a proteger os olhos dos danos causados pela luz, tanto da luz solar quanto da luz azul.