Existem duas idades em que o corpo envelhece drasticamente, momentos em que se vivencia uma “queda” que torna o envelhecimento mais do que evidente.
A ciência, conseguiu verificar os momentos exatos em que ocorre um envelhecimento notável no corpo humano.
É neles que esta “descida” da pessoa ocorre de forma mais pronunciada, o que em todo o caso deve ser tido em conta que dependem em grande parte de cada pessoa, bem como da sua atividade quotidiana ou dos seus hábitos e estilo de vida.
Um estudo da Universidade de Stanford, publicado na revista Nature, constatou que o primeiro passo que o ser humano vivencia ocorre aos 44 anos, quando começa a ficar claro que a juventude foi deixada para trás.
Nesse momento, as combinações de moléculas que compõem o corpo são totalmente diferentes das fases anteriores, com um metabolismo mais lento, enquanto os músculos e a pele sofrem desgastes mais acentuados e aumenta o risco de sofrer um problema cardiovascular.
A segunda etapa, ainda mais evidente, chega aos 60 anos, com a qual o sistema imunológico sofre, o metabolismo diminui, ocorrem mudanças importantes na composição molecular e em diferentes sistemas, como o responsável pela regulação da função renal.
Convém esclarecer que o envelhecimento ocorre em cada pessoa de uma forma diferente e que depende de diversos fatores como a genética, o clima, os hábitos de vida ou a atividade e condição física de cada pessoa, sem esquecer as condições higiénicas. condições sanitárias do local de residência e demais condições.