Quando conhecemos uma pessoa nova, a primeira coisa que geralmente procuramos é causar uma boa impressão, perceber se ela nos dá uma boa impressão e se achamos que daremos bem.
No entanto, especialistas referem que há certos traços que, de acordo com a psicologia, indicam se uma pessoa é má. Segundo eles, é preciso prestar atenção a certos gestos e comportamentos durante o primeiro encontro para saber que tipo de pessoa é.
Em primeiro lugar, preste atenção se a pessoa ouve os outros. A maneira como alguém presta atenção ao que se lhe diz pode dizer muito sobre o seu caráter. Bons ouvintes são compassivos, pacientes e têm a mente aberta.
Segundo, analise se a pessoa é boa para as outras não pedido nada em troca aos outros. Pessoas boas não medem a sua bondade pelo que podem obter em troca. Mas com pessoas más, o oposto é verdadeiro. A maneira como alguém trata outra pessoa, especialmente alguém numa posição de menor autoridade, diz muito sobre o seu caráter.
Não se esqueça que as pessoas boas não fingem ser algo que não são, uma vez que a autenticidade é um sinal de confiança e aceitação, e esses são traços comuns entre pessoas verdadeiramente boas.
Quando conversam, as pessoas gentis demonstram um interesse sincero e atento pelos outros; não estão preocupadas apenas consigo mesmas: esse nível de atenção e de curiosidade é sinal de uma boa pessoa.
A quinta característica assenta em prestar atenção se a pessoa respeita os limites pessoais dos outros. Uma pessoa má não entende ou não quer entender que não deve passar os limites das outras pessoas.
Além de ouvir e demonstrar interesse, o traço que mais caracteriza uma boa pessoa, é a empatia, a capacidade de compreender e partilhar as emoções dos outros.