Dia Dia Internacional do Scrabble: jogo vai ter nova versão mais acessível “para quem acha os jogos de palavras intimidantes”

A fabricante norte-americana de brinquedos Mattel revelou um tabuleiro frente e verso que apresenta o clássico jogo de construção de palavras e o Scrabble Together. A nova versão foi anunciada como sendo mais orientada para o jogo em equipa e mais rápida de jogar.

O Scrabble está a passar por uma reformulação, pelo menos na Europa, para se tornar mais acessível “para quem acha os jogos de palavras intimidantes”, adiantou esta terça-feira a fabricante norte-americana de brinquedos Mattel.

A fabricante norte-americana revelou um tabuleiro frente e verso que apresenta o clássico jogo de construção de palavras e o Scrabble Together, uma nova versão, que já está disponível em toda a Europa.

A nova versão foi anunciada como sendo mais orientada para o jogo em equipa e mais rápida de jogar e marca a primeira mudança significativa no tabuleiro do Scrabble em mais de 75 anos, salientou a Mattel.

“Queremos garantir que o jogo continua a ser inclusivo para todos os jogadores”, realçou Ray Adler, vice-presidente e chefe global de jogos da Mattel, em comunicado.

Com o objetivo de expandir o seu alcance, as empresas de brinquedos lançaram durante anos formas alternativas ou simplificadas de jogar jogos de tabuleiro, desde edições ‘juniores’ feitas para crianças mais novas até múltiplos conjuntos de instruções que os jogadores podem optar por dificuldade crescente.

Scrabble Together é comercializado para jogadores de todas as idades. Jim Silver, especialista na indústria de brinquedos e CEO do site de análises TTPM, destacou que o tabuleiro dupla-face é uma abordagem inteligente porque permite que os jogadores mudem de um modo para outro conforme desejarem.

O anúncio da Mattel também foi acompanhado por uma sondagem que ofereceu um vislumbre de algumas das formas como os consumidores britânicos abordaram anteriormente o Scrabble clássico.

A empresa de estudos do mercado Opinion Matters, sedeada em Londres, descobriu que 75% dos adultos do Reino Unido com idades entre 25 e 34 anos pesquisaram uma palavra ao jogar o jogo de tabuleiro para verificar se era verdadeira. E quase metade (49%) relatou que tentou inventar uma palavra nova na esperança de vencer.

Ainda não se sabe se a nova versão se expandirá para além da Europa. Enquanto a Mattel, com sede em El Segundo, Califórnia, detém os direitos do Scrabble em grande parte do mundo, a Hasbro licencia o jogo nos EUA, por exemplo.

Origens do Scrabble

As origens do Scrabble remontam a 1931, quando o arquiteto norte-americano Alfred Mosher Butts inventou o precursor do jogo. O nome original do Scrabble era “Lexiko”, de acordo com um folheto informativo da Mattel, e antes de obter oficialmente o título e marca registada de Scrabble em 1948, a criação de Butts também era chamada de “Criss-Crosswords”, “It” e “Alph”.

Atualmente, o Scrabble é produzido em 28 idiomas diferentes. Mais de 165 milhões de jogos foram vendidos em 120 países ao redor do mundo desde 1948, segundo a Mattel, com uma média de 1,5 milhão de jogos vendidos globalmente a cada ano.

Além da base de fãs do Scrabble, que já existe há décadas, outros jogos de palavras dispararam em popularidade nos últimos anos, incluindo Bananagrams e o jogo de adivinhação ‘online’ Wordle.

Lusa

Ler Mais