Partilhar

Dia dos Avós: três sugestões para tornar este dia especial

26 Julho 2024
Sandra M. Pinto

Há 21 anos que Portugal celebra, no dia 26 de julho, os que fazem com que cada história da infância seja uma aventura e aqueles que nos incentivam a repetir cada refeição, mesmo quando estamos cheios: os avós.

A Pedalar sem Idade Portugal, é uma associação dedicada a combater o isolamento social e a solidão através de passeios de trishaw, e reconhece a importância que os avós têm ao longo da vida, acreditando que este dia deve ser celebrado todos os dias! Neste sentido, a associação deixa algumas sugestões para tornar o dia dos avós ainda mais especial:
  1. Passeio de trishaw: Para começar bem o dia, um passeio de trishaw promete fazer as delícias dos graúdos e dos mais graúdos ainda. Avós e netos podem juntar-se à equipa da Pedalar Sem Idade em diferentes pontos do país e aproveitar um dos inúmeros passeios que disponibilizam, numa experiência que proporcionará a ambas gerações um momento para partilharem memórias passadas e criarem novas. O necessário para este passeio: vontade de sorrir, um chapéu para proteger do sol. As candidaturas para estes passeios podem ser feitas no site da pedalar sem idade.

 
  1. Caminhada por jardins: Para os amantes da natureza ou para os que simplesmente querem aproveitar o dia para sair da rotina, nada melhor do que passear ao ar livre. Para além de proporcionar atividade física, que é tão necessária para idades mais avançadas, poderão desfrutar dos sons da natureza e ainda apanhar um pouco de vitamina D, para estimular o sistema imunitário e melhorar a saúde do cérebro. É essencial aproveitar este momento para fortalecer ainda mais a relação familiar.

 

  1. Piquenique no parque: Depois de um dia a passear pelas ruas e a desfrutar da boa companhia, como “cereja no topo do bolo” sugere-se um piquenique no parque, ao agrado de todos. Uma refeição cria sempre um ambiente positivo e relaxado para fechar o dia em grande, partilhando boas memórias e boa comida e valorizando o papel dos avós na família.

 
Para Margarida Quinhones, Diretora Executiva da Pedalar Sem Idade Portugal, “o dia dos avós é um dia que devia ser celebrado todos os dias, mesmo quem já não tem a sorte de ter avós, é muito importante valorizar quem já fez tanto pelos outros, quem já deu tanto à sociedade, e que muitas vezes pode sentir-se mais sozinho e esquecido, em processos de isolamento social e solidão não desejados. No ritmo de dia elevado a que vivemos, sempre na correria do dia-a-dia, nem sempre nos lembramos das pessoas mais velhas, mesmo que sejam nossos familiares. A forma como se valorizaram os mais velhos é um ato importante de civismo e solidariedade, que mede o grau desenvolvimento dessa mesma sociedade. A Pedalar Sem Idade Portugal procura alertar para este problema real e crescente, dando uma resposta sustentável e inovadora para o problema em causa, proporcionando momentos de interação social a bordo de um trishaw, permitindo que os seniores se sintam novamente incluídos na sociedade.
Com estas três sugestões da Pedalar Sem Idade Portugal, o dia dos avós será relembrado com felicidade e marcado pela diversão e saudade de outros tempos.