Dieta pode influenciar a chegada da menopausa

Um estudo da Universidade de Leeds, no Reino Unido, com uma amostra de 914 mulheres, associa uma dieta rica em hidratos de carbono ao aparecimento precoce da menopausa.

Ter a menopausa um ano e meio mais cedo pode ser o resultado de um regime alimentar inapropriado. O estudo realizado no Reino Unido, onde a idade média em que esta fase ocorre é aos 51 anos, indica que o inverso também acontece. Uma dieta rica em peixe, leguminosas e feijão pode atrasar a menopausa.

Outros fatores foram tidos em causa neste estudo, como o peso, a história reprodutiva e o uso de terapia de reposição hormonal. De fora ficaram aspetos relacionados com a herança genética, que também pode ter peso no momento da chegada da menopausa.

Embora o estudo não apresente evidências sobre relações de causa-efeito, a presença de antioxidantes em alimentos como as leguminosas ou de ómega-3 nos peixes gordos pode explicar o fenómeno, dado que estes alimentos podem prolongar a menstruação.

Por outro lado, os hidratos de carbono aumentam o risco de resistência à insulina, podendo interferir na atividade hormonal.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Mark Ronson desvenda futuro dos vídeos de música
Automonitor
Moto elétrica… de madeira chega em 2020