Do livro ao exercício. Estas são as coisas que pode (e deve) fazer durante a quarentena

Provavelmente não está habituado a passar tanto tempo em casa. Saiba aqui como pode aproveitar da melhor forma os seus dias.

A quarentena e o isolamento social são determinantes no combate ao surto Covid-19. O exemplo do que foi feito na China, na Coreia do Sul e Singapura, demonstrou bem como este tipo de medidas preventivas pode reduzir consideravelmente o ritmo de novos contágios e, por conseguinte, de mais morte.

Isto já sabemos. É bem conhecido a forma como este vírus se transmite de uma forma fácil e como pode sobreviver numa superfície durante mais de 24h. Sabemos que o distanciamento social é porventura a forma mais eficaz de ajudar a colocar um fim a esta catástrofe social. A população está agora bem consciente destas questões.

[Leia também: Pode um videojogo ajudar a lidar com a ansiedade provocada pelo Covid-19?]

O que não sabemos na verdade é como aproveitar da melhor forma o tempo extra que somos agora obrigados a passar em casa. Ninguém nos preparou para esta situação. Pode ser agora bastante complicado para alguns indivíduos e famílias perceber exatamente como irão reorganizar as suas vidas. Sim, claro que os primeiros dias de quarentena podem até ser agradáveis. Dá-nos uma maior oportunidade de descansar, de recarregar baterias. No entanto, a partir de uma certa altura este enclausuramento começa a “pesar” e podemos começar a sentirmo-nos mais ansiosos ou algo perdidos.

De forma a combater estes sintomas, que inevitavelmente todos poderemos começar a sentir, eis algumas dicas de atividades a que se deve dedicar nas próximas semanas para garantir que se mantém positivo, sereno e, claro, entretido.

1. Telefone aos seus amigos
Esta é altura ideal para se reconectar com algumas pessoas com quem já não fala há algum tempo. Mande uma mensagem, ligue ou faça uma video-chamada via Skype ou Facetime. Nada com aproveitar este isolamento forçado para conferir como está a vida das pessoas mais importantes na sua vida.

2. Faça exercício em casa
O facto de provavelmente não ser recomendado ir ao ginásio não deve servir de desculpa para se desleixar e perder a sua forma física. Faça flexões, aproveite as escadas do seu prédio, dê uso às máquinas de exercício que tem guardadas. Tudo vale para manter o seu ritmo cardíaco a funcionar.

3. Leia (muito) livros
Aproveite este período para colocar as leituras em dia. Escolha um dos livros que queria já há muito tempo ler, mas para o qual nunca parecia encontrar o tempo necessário. Ou então experimente algo diferente, e comece a ler um autor ou obra de um estilo de escrita diferente do que está habituado.

4. Encontre os programas de TV certos para substituir a ausência de desportos em direto
Sim, o mais provável é que o seu desporto, modalidade ou campeonato favorito tenha sido cancelado. Nas próximas semanas não espere ver nenhum jogo do Roger Federer ou do Cristiano Ronaldo. É tempo de encontrar algo que substitua estes eventos e que o entretenha da mesma forma. Escolha algumas séries da Netflix, que tenham vários episódios e que prometam consumir grande parte dos seus dias.

5. Escreva um livro (ou simplesmente um poema)
O importante é que trabalhe a sua capacidade de escrita e que coloque no papel todas as suas ideias, ansiedades e sonhos. Este período pode ser uma excelente fonte de inspiração para inúmeras histórias incríveis. Aproveite e siga a sua inspiração.

6. Conecte-se com a natureza
Se ainda lhe for possível e tiver essa disponibilidade, tente fazer alguns curtos passeios onde possa apanhar algum sol e estar perto da Natureza. Só faça isto se tiver absoluta certeza de que não irá estar em contacto com outras pessoas. Caso não tenha acesso a nenhum espaço verde seguro no exterior, crie um na sua própria casa. Faça um projeto de jardim interior e cuide com atenção de todas as suas plantas.

7. Cozinhe
Aproveite para aperfeiçoar os seus dotes culinários. Este é o tempo para ir procurar receitas aos livros ou ao YouTube e colocar em prática algumas ideias para pratos deliciosos. Tente cozinhar refeições saudáveis, pois mais do que nunca é importante que mantenha o seu organismo “limpo” e reforce o sistema imunitário.

8. Comece a pensar (ou ainda melhor: a contribuir) no boom de nascimentos a que vamos assistir dentro de uns meses
Pessoas com muito tempo disponível e com poucas coisas para fazer? É quase inevitável que os casais não aproveitem para passarem mais tempo juntos e a explorar a sua intimidade. Na verdade, existem muitas razões (e benefícios) que podem ajudar a explicar porque devemos todos praticar mais sexo nestes dias. Nem que seja apenas para aliviar um pouco desta tensão. Aproveite e divirta-se.

[Leia também: Estas moedas de 2 euros podem estar na sua carteira e valem centenas de euros (ou milhares)]

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...