Partilhar

É apreciador de ópera? Anote já na agenda este eventos. Não vai querer perder “pitada”

Saiba a as datas em que tudo acontece.

13 Maio 2023
Forever Young

A 4.ª edição do Operafest realiza-se entre 18 de agosto e 09 de setembro, em Lisboa, sob o mote “Entre o céu e o inferno”, apresentando três grandes clássicos, mas também novidades como as “rifas operáticas” e o “cine-ópera”.

Em declarações à agência Lusa, a diretora artística do Operafest, a soprano Catarina Molder, realçou que o festival, nos jardins do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), continua a atrair novos públicos para a ópera e que este é “uma montra de novos talentos” portugueses.

Nesta edição, as pessoas vão poder comprar “rifas operáticas”, habilitando-se a 10 minutos de ópera na sua casa ou no local de trabalho.

Ao mote escolhido, “Entre o Céu e o Inferno”, “entre os prazeres e os medos mais profundos, existe uma questão transversal, da condição feminina, da expiação e da culpa feminina, que é como se expiasse os males do mundo, e também a luta pela emancipação feminina e os direitos das mulheres”, disse Molder.

“Este ano, em vez de um grande clássico temos três grandes clássicos, arrancamos logo com a ‘Carmen’, de Bizet, e um grande clássico para o público do futuro, ‘A Flauta Mágica’, de Mozart, na versão em português de Alexandre Delgado – juntamos aqui a força de um grande clássico para chegar a novos públicos para a ópera”, disse a diretora artística do evento, acrescentando que o terceiro é “Suor Angélica”, de Puccini.

De seguida, dá-se a estreia, em 26 de agosto, de “Rigor Mortis”, de Francisco Lima da Silva, uma adaptação do conto “Casa Mortuária”, de Domingos Monteiro, protagonizada por Catarina Molder. O espetáculo volta à cena no dia seguinte.

“A Flauta Mágica”, de Mozart, sob a direção musical do maestro Tiago Oliveira, sobe à cena nos dias 02, 03 e 05 de setembro, sempre às 21:00.

Molder realçou ainda a estreia em Portugal de uma meio-soprano “em ascensão, uma artista muito interessante”, a alemã Kristina Stanek, em “Cármen”, que vai estar em cartaz nos dias 18, 19, 21, 23 e 25 de agosto.

Esta produção, sob direção musical do maestro luso-polaco Jan Wierzba, marca a estreia como encenador de ópera do ator e encenador Tónan Quito.

Uma das novidades este ano é o ciclo “Cine-Ópera”, que se apresenta na Cinemateca Portuguesa, também em Lisboa, e que salienta “os contágios e evocações entre cinema e ópera”.

“Eu costumo dizer que a seguir à ópera veio o cinema”, referiu Catarina Molder, que apontou o compositor Richard Wagner como o criador do conceito de banda de sonora.

Este ciclo interage com a programação operática, apresentando filmes como “A Flauta Mágica” (1975), de Ingmar Bergman, e “Os Canibais” (1988), de Manoel de Oliveira, que “criou um novo paradigma, foi a primeira vez que um grande realizador criou uma ópera que só pode ser vista em filme”.

No ano do centenário do nascimento da soprano Maria Callas (1923-1977), é ainda exibido o documentário “Maria by Callas” (2017), de Tom Volf.

A soprano Maria Callas, que “tornou o canto lírico mais universal que a ópera, que ainda hoje conquista públicos para a ópera”, é o tema de uma conferência pelo musicólogo Rui Vieira Nery, no dia 07 de setembro.

Deste ciclo faz parte projeto “Máquina Lírica”, aulas de canto para amadores, que acontecem dias 26 e 27 de agosto na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul.

No âmbito do ciclo “Ópera satélite” é apresentada no dia 01 de setembro, no Teatro Romano, a performance “Forças Ocultas”, por Gustavo Sumpta.

Também neste ciclo, Inês Thomas Almeida leciona um ‘curso livre’, intitulado “À descoberta da Ópera”, nos dias 04 e 06 de setembro.

A “maratona ópera XXI” com o título “Grandes Cantores para a Ópera de Hoje” realiza-se no Centro Cultural de Belém, no dia 06 de setembro.

O Opera Fest encerra no dia 09 de setembro, a partir das 22:00, como tradicionalmente, com uma “‘rave’ operática” no jardim do MNAA.

Mais Recentes

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 9 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 10 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 11 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 11 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 12 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 12 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 13 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 13 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 14 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 15 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 16 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 17 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 17 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 17 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 17 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 17 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 17 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 17 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 1 dia

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.