<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Envelhecimento: descoberta científica pode revolucionar os tratamentos retardando o declínio do corpo

30 Janeiro 2025
Forever Young

Investigadores transformam células-tronco em pele de laboratório, prometendo avanços em transplantes e combate ao envelhecimento.

Investigadores de um dos projetos mais ambiciosos na área de biologia celular anunciaram uma descoberta que promete revolucionar a medicina regenerativa.

A equipa revelou como o corpo humano cria pele a partir de células-tronco e até como conseguiu reproduzir pequenas quantidades de pele em laboratório.

Esse avanço traz esperanças para o combate ao envelhecimento e para a criação de pele artificial, que poderia ser usada em transplantes ou na prevenção de cicatrizes.

A descoberta faz parte do Atlas das Células Humanas, um projeto internacional  do Instituto Wellcome Sanger, no Reino Unido.

A pesquisa pretende entender o desenvolvimento celular no corpo humano, uma célula de cada vez. O projeto já mapeou o funcionamento de diversos órgãos e tecidos, procurando respostas sobre como mantê-los saudáveis durante mais tempo.

A equipa de cientistas conseguiu identificar os genes responsáveis pela formação da pele e como eles são ativados no momento certo para formar o maior órgão do corpo humano.

Segundo Muzlifah Haniffa, uma das líderes do projeto, esse conhecimento pode ajudar no combate ao envelhecimento, mas também para o tratamento de doenças.