Os períodos de chuva fraca ou aguaceiros têm sido originados por uma pequena frente associada à depressão Caetano, formada ontem no Atlântico e nomeada pela AEMET (agência meteorológica espanhola). Esta tempestade irá deslocar-se nas próximas horas e dias para leste através do Golfo da Biscaia, passando a norte da Península Ibérica.
A depressão Caetano deixará efeitos pouco significativos em Portugal continental, comparativamente com o norte de Espanha ou o oeste de França.
Na quinta e na sexta, dias 21 e 22 de novembro, uma segunda frente fria, mais ativa e novamente associada à depressão Caetano, condicionará o estado do tempo nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, e principalmente nas zonas a oeste ou situadas na Barreira de Condensação (distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Viseu, Porto e Aveiro).
A depressão Caetano irá produzir alguns efeitos em território nacional entre hoje (20) e sexta-feira (22). Preveem-se períodos de chuva fraca, pontualmente moderada, em particular nos locais montanhosos e de maior altitude e vento forte, com rajadas entre 40 e 70 km/h nas terras altas e montanhosas do Norte e Centro.
É expectável ainda agitação marítima na faixa costeira ocidental, sobretudo a norte do Cabo da Roca. As ondas serão de noroeste, com 3 metros de altura significativa, podendo atingir 5,5 metros de altura máxima, em particular no litoral Norte.