Está com problemas em adormecer? Experimente tomar um banho

Tudo o que possa ajudar a combater a insónia é bem-vindo.

Sente que tem dificuldade em adormecer? Porventura sente-se cansado ao longo do dia ou incapaz de obter um sono descansado? Caso sirva de algum consolo, saiba que não é o único.

Dados da American Academy of Sleep Medicine indicam que 1 em cada 3 americanos têm sintomas de insónia. Os efeitos desta situação são particularmente graves. Todos os anos morrem milhares de condutores em acidentes provocados em grande parte pela privação de sono.

A longo prazo as consequências podem ser igualmente bastante sérias. A hipertensão, a diabetes, ataques cardíacos e depressão, podem ser condições médicas agravadas pela falta de um sono saudável.

Existem inúmeras diferentes estratégias que as pessoas utilizam para combater esta situação, acabando muitas vezes por recorrer a medicamentos que auxiliam a adormecer mais eficazmente. Mas não existirão outras soluções, que não envolvam comprimidos, que nos possam ajudar?

Segundo um estudo da University of Southern California, apresentado pelo Portal Considerable, uma das respostas poderá estar na sua banheira.

Esta equipa de investigadores analisou mais de 5 000 estudos relacionados com os benefícios entre o ato de tomar banho e o sono, acabando por descobrir que um banho quente (entre 40 e 42 graus celsius), de cerca de 10 min, pode melhorar consideravelmente a qualidade do seu sono. Ao agendar este banho para uma ou duas horas antes de se deitar estará igualmente a encurtar o tempo que levará a adormecer.

Mas afinal o que justifica este facto? A principal razão tem que ver com a importância da sua temperatura corporal para o seu sono. De facto, a nossa temperatura não é sempre a mesma ao longo do dia. É mais alta de manhã e à noite; e mais baixa na altura em que está a dormir. Ou seja, para dormir bem, o seu corpo tem que ver a sua temperatura corporal baixar.

Ora, quando tomamos um banho ou duche de água quente, o nosso corpo acaba por conduzir muito do seu fluxo sanguíneo para as extremidades, tais como as mãos e pés. Este facto faz com que o calor se afaste da parte mais interior do nosso corpo, levando assim a uma redução da nossa temperatura corporal.

Assim, se conseguir agendar estes banhos para uma hora perto do seu deitar, irá estar a contribuir positivamente para um sono mais relaxante e de maior qualidade.

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