<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Está com problemas em adormecer? Experimente tomar um banho

2 Fevereiro 2024
Forever Young

Tudo o que possa ajudar a combater a insónia é bem-vindo.

Sente que tem dificuldade em adormecer? Porventura sente-se cansado ao longo do dia ou incapaz de obter um sono descansado? Caso sirva de algum consolo, saiba que não é o único.

Dados da American Academy of Sleep Medicine indicam que 1 em cada 3 americanos têm sintomas de insónia. Os efeitos desta situação são particularmente graves. Todos os anos morrem milhares de condutores em acidentes provocados em grande parte pela privação de sono.

A longo prazo as consequências podem ser igualmente bastante sérias. A hipertensão, a diabetes, ataques cardíacos e depressão, podem ser condições médicas agravadas pela falta de um sono saudável.

Existem inúmeras diferentes estratégias que as pessoas utilizam para combater esta situação, acabando muitas vezes por recorrer a medicamentos que auxiliam a adormecer mais eficazmente. Mas não existirão outras soluções, que não envolvam comprimidos, que nos possam ajudar?

Segundo um estudo da University of Southern California, apresentado pelo Portal Considerable, uma das respostas poderá estar na sua banheira.

Esta equipa de investigadores analisou mais de 5 000 estudos relacionados com os benefícios entre o ato de tomar banho e o sono, acabando por descobrir que um banho quente (entre 40 e 42 graus celsius), de cerca de 10 min, pode melhorar consideravelmente a qualidade do seu sono. Ao agendar este banho para uma ou duas horas antes de se deitar estará igualmente a encurtar o tempo que levará a adormecer.

Mas afinal o que justifica este facto? A principal razão tem que ver com a importância da sua temperatura corporal para o seu sono. De facto, a nossa temperatura não é sempre a mesma ao longo do dia. É mais alta de manhã e à noite; e mais baixa na altura em que está a dormir. Ou seja, para dormir bem, o seu corpo tem que ver a sua temperatura corporal baixar.

Ora, quando tomamos um banho ou duche de água quente, o nosso corpo acaba por conduzir muito do seu fluxo sanguíneo para as extremidades, tais como as mãos e pés. Este facto faz com que o calor se afaste da parte mais interior do nosso corpo, levando assim a uma redução da nossa temperatura corporal.

Assim, se conseguir agendar estes banhos para uma hora perto do seu deitar, irá estar a contribuir positivamente para um sono mais relaxante e de maior qualidade.

Mais Recentes

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 6 horas

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 16 horas

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 18 horas

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 1 dia

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 1 dia

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 1 dia

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 1 dia

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 1 dia

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 1 dia

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 1 dia

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 2 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 2 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 2 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 2 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 2 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 2 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 2 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 2 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 2 dias

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.