SICAL®, marca icónica de café Portuguesa, pertencente ao grupo Nestlé, acaba de apresentar a sua mais recente Edição Limitada: SICAL® Café DELAS, em homenagem a todas as mulheres cafeicultoras. Esta edição especial reflete o compromisso da marca com a responsabilidade social, promovendo o empoderamento das mulheres na cafeicultura e dando visibilidade ao seu trabalho e dedicação, através de um café 100% Arábica de origem brasileira que transcende o simples ato de saborear um excelente expresso.
Sob o mote “A força delas. O amor delas. A liberdade delas.”, esta iniciativa reconhece e valoriza o papel essencial das mulheres na cafeicultura, dando-lhes visibilidade e promovendo melhores condições para o seu crescimento profissional e pessoal. Através de programas de formação técnica em práticas agrícolas sustentáveis, acesso a microcrédito para impulsionar os seus negócios e iniciativas de educação para a literacia financeira, SICAL® Café DELAS vai além de um simples café—é um compromisso real com a inclusão e equidade.
UM PASSO RUMO A UM FUTURO MAIS JUSTO E SUSTENTÁVEL
São muitas as mulheres que trabalham arduamente nesta indústria, enfrentando desafios adicionais devido à desigualdade de oportunidades. SICAL® Café DELAS surge para dar visibilidade às mulheres do setor e reconhecer o seu papel fundamental no mundo do café.
“Com acesso aos recursos certos e com uma voz ativa na liderança, estas mulheres cafeicultoras produzem cafés de excelência e geram um impacto positivo nas suas comunidades, famílias e no futuro da cafeicultura. Este projeto demonstra essa crença e convida os consumidores a apoiar esta causa através da sua escolha de café.”, afirma Teresa Mendes, Diretora Cafés Nestlé Ibéria.
UMA INICIATIVA DO GRÃO À CHÁVENA
A história de SICAL® Café DELAS começa com as mulheres cafeicultoras do interior do Brasil, que cultivam e colhem os grãos que dão origem a um café especial. Mas o contributo feminino não se esgota na origem. Em Portugal, a marca destaca-se pela forte presença feminina ao longo de toda a cadeia de valor, desde a seleção e torra do café até à distribuição e comunicação.
Profissionais como Ermelinda Pinho, Especialista de Produto, e Ana Pinto, responsável de Produção da Fábrica do Porto, garantem a transformação destes grãos num produto de excelência. Já Lurdes Carvalho, à frente da Academia Barista, assegura a formação especializada que eleva a qualidade na preparação do café, enquanto Teresa Mendes, Diretora de Cafés Nestlé Ibéria e Tania Jorge, Gestora da marca Sical, impulsionam a marca para novos patamares.
Para celebrar este percurso e a dedicação das mulheres à cafeicultura, SICAL® Café DELAS aliou-se à MB Ceramics, um atelier de cerâmica português composto e liderado exclusivamente por mulheres. Desta colaboração nasce uma chávena comemorativa, concebida pela ceramista Rita Belo, como uma homenagem ao percurso das mulheres na cafeicultura.
Cada chávena deste café especial carrega histórias de coragem, dedicação e superação, refletindo o compromisso da marca em valorizar o papel das mulheres na cadeia do café. Com esta iniciativa, SICAL® Café DELAS convida os consumidores a viver uma experiência única, onde cada detalhe – do grão à chávena – é um tributo ao trabalho e à paixão de tantas profissionais.
Com SICAL® Café DELAS, a marca reafirma o seu compromisso com a mudança social, a igualdade de género e a sustentabilidade, impulsionando o desenvolvimento das comunidades produtoras.
Mais do que uma edição limitada, esta é uma declaração de intenção: reconhecer e valorizar o papel das mulheres na indústria cafeeira não é apenas uma questão de justiça, é um imperativo para um futuro mais equitativo e próspero.
Esta novidade está disponível para venda nos locais habituais, incluindo supermercados e hipermercados, com um PVPR de 6,99€*.