A adaptação dos animais de estimação ao ambiente familiar mais íntimo e próximo exige que se ofereça aos animais um local de descanso quase tão confortável quanto o dos humanos.
É por isso que especialistas em animais acreditam que os cães devem ter o seu próprio espaço em casa, levando em consideração a sua saúde física e emocional. Muitos veterinários afirmam que tanto cães quanto gatos podem sofrer de ansiedade, frio e medo ao longo do dia, o que pode levar ao aumento da agressividade ou afetar diretamente o sono dos animais.
Os cães costumam dormir em média de 12 a 14 horas e devem fazê-lo num espaço que atenda a estas necessidades principais:
- Deve ser um espaço confortável e adaptado às suas necessidades , principalmente para os cães mais velhos ou com alguma condição de saúde específica, pois podem desenvolver problemas nas articulações. O espaço deve ter dimensões semelhantes ou maiores que as do cão, para que ele possa se esticar e se acomodar bem.
- A temperatura e a ventilação devem ser adequadas. No inverno, os cães não devem ficar em áreas com correntes de ar frio, enquanto no verão o espaço deve ser fresco e ventilado, evitando problemas de saúde causados pelas altas temperaturas.
- O local deve ser tranquilo e seguro , evitando barulhos altos , pois interrupções durante o sono também os incomodam. Por esse motivo, não é recomendado que eles durmam em quintais, onde o barulho da rua pode atrapalhar o sono e causar ansiedade e agressividade.
A limpeza da área de dormir também é essencial para os animais de estimação. A área de descanso deve ser mantida limpa para evitar problemas de saúde ou patologias decorrentes, bem como para prevenir pulgas, carrapatos ou outros insetos que os incomodem.