Quando nos sentimos mais stressados é apenas natural que tentemos encontrar formas de relaxar. A comida pode ser um elemento importante que nos ajude a sentir um maior conforto. Infelizmente nestes momentos de maior ansiedade temos tendência para fazer escolhas menos saudáveis e mais açucaradas.
Todavia existem um conjunto de alternativas alimentares saborosas e saudáveis que contem propriedade que podem estimular um maior relaxamento. Eis apenas alguns dos principais exemplos que deve conhecer à sua dieta, segundo o portal Healthline.
-
Pó de Matcha
A Matcha tem ganho popularidade nos últimos tempos sobretudo devido ao facto de ser uma importante fonte L-Teanina. Este amino ácido contém propriedades capazes de ajudar a aliviar o stress
-
Acelga
A acelga é um vegetal que contém inúmeros poderosos nutrientes. Em particular, uma simples dose de 175gr representa 36% da dose recomendada de magnésio – um poderoso mineral que desempenha um papel na forma como o organismo lida com o stress. Indivíduos que registem níveis baixos deste mineral acabam mais frequentemente associados a problemas como a ansiedade ou depressão.
-
Batata doce
Ingerir carbo-hidratos ricos em nutrientes, tais como a batata doce, pode ajudar a reduzir os níveis de produção de cortisol, a hormona do stress. Sendo certo que a produção de cortisol costuma ser bastante regular, a verdade é que o stress crónico pode originar uma disfunção na produção desta hormona que cause inflamação e dor.
-
Kimchi
A Kimchi é um tipo de vegetal fermentado, cuja base é semelhante à couve. Este tipo de ingredientes fermentados contém em particular bactérias benéficas para o nosso organismo, assim como outras vitaminas, minerais e antioxidantes. Diversos estudos têm apontado para a forma como os alimentos fermentados conseguem ajudar a reduzir o stress e ansiedade, ao melhorar a nossa saúde intestinal.
-
Ovos
Os ovos podem ser considerados quase como suplementos multi-vitaminas, devido ao seu rico perfil nutritivo. Os ovos contêm vitaminas, minerais, amino ácidos e antioxidantes que são fundamentais para apoiar uma resposta saudável ao stress.
-
Grão
O grão está repleto de vitaminas e minerais – como o magnésio, o potássio, vitamina B, zinco, etc – capazes de ajudar a aliviar o stress. Este legume contém ainda L-tripofano, que o nosso organismo necessita para produzir neurotransmissores que regulam a nossa disposição. Diversos estudos têm apontado para os benefícios de uma dieta rica em grão para a saúde cerebral e para uma melhor performance mental.