Estudo científico revela os 3 medicamentos antidepressivos que mais engordam

Um estudo coloca o ganho de peso como um fator importante na prescrição desse tipo de medicamento aos pacientes.

Os antidepressivos são uma das drogas mais comuns e consumidas no mundo. Um grupo de investigadores do Harvard Pilgrim Health Care Institute revelou que medicamentos desse tipo estão ligados aum maior ou menor ganho de peso após o início do tratamento.

Os resultados da pesquisa foram publicados nos Anais de Medicina Interna . Os doentes tratados com bupropiom têm 15% a 20% menos probabilidade de ganhar uma quantidade “clinicamente significativa” de peso do que os que tomam sertralina. Os especialistas estabeleceram um aumento de 5% no peso corporal como significativo. Eles usaram dados de prescrição de prontuário eletrónico de 183.000 adultos entre 18 e 80 anos que estavam a tomar antidepressivos pela primeira vez. Também compararam o peso aos 6, 12 e 24 meses do início do tratamento para verificar a evolução.

Os autores trabalharam com oito antidepressivos comumente usados : bupropiona, sertralina, citalopram, escitalopram, fluoxetina, paroxetina, duloxetina e venlafaxina. A primeira é a que menos aumentou o peso dos pacientes. Este é um efeito colateral bastante comum, explica a pesquisa, que pode afetar a saúde metabólica a longo prazo dessas pessoas. Além disso, também pode levá-los a parar de tomar o tratamento prescrito pelo seu especialista e piorar a sua situação.

Este estudo fornece evidências importantes sobre o ganho de peso que pode ser esperado ao iniciar o tratamento com antidepressivos.

Sertralina, escitalopram e paroxetina são exemplos disso. Todos são inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs), o tipo mais comum de antidepressivo. No entanto, o escitalopram e a paroxetina foram associados a um risco aproximadamente 15% maior de ganhar uma quantidade clinicamente significativa de peso do que a sertralina nos primeiros 6 meses. Assim, os três antidepressivos mais relacionados com o ganho de peso são escitalopram, paroxetina e duloxetina.

.

Ler Mais