Estudo comprova que os medicamentos podem atrapalhar capacidade de conduzir dos idosos

Importa estar atento e informado para que não se corram riscos desnecessários para os próprio e para os outros.

Alguns medicamentos, como antidepressivos, soníferos e analgésicos, podem diminuir as capacidades de conduzir dos idosos, indica estudo realizado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

O estudo envolveu 198 adultos que tinham, em média, 73 anos no início. Nenhum apresentava sinais de comprometimento cognitivo (problemas de memória, julgamento ou outras capacidades de pensamento).

Os participantes do estudo fizeram check-ups anuais, que incluíram um teste de estrada com um instrutor profissional, durante até 10 anos (cerca de cinco anos, em média). Durante esse período, 35% receberam uma nota sobre o teste de estrada.

Idosos que tomavam antidepressivos, soníferos ou AINEs corriam maior risco.

As probabilidades eram maiores para aqueles que tomavam antidepressivos ou medicamentos para dormir – com 16% a 17% apresentando um pior desempenho na estrada durante um ano. Isto em comparação com taxas de 6% a 7% dos seus pares que não utilizam esses medicamentos.

Os investigadores não encontraram nenhuma ligação entre anti-histamínicos ou medicamentos anticolinérgicos e o desempenho ao conduzir dos idosos.

Os anti-histamínicos são conhecidos por deixar os utilizadores sonolentos. Os medicamentos anticolinérgicos são usados para tratar uma série de condições, desde bexiga hiperativa até doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e sintomas de Parkinson. Podem causar efeitos colaterais como sono e visão turva.

Ler Mais