Muitas pessoas, principalmente desde a pandemia, estão a prestar atenção à temperatura que colocam nas suas máquinas de lavar em casa para eliminar todos os germes que possam estar nas roupas.
Agora, um estudo publicado na PLoS ONET usando seis máquinas de lavar diferentes concluiu que lavar certas roupas a 60°C pode ser ineficaz contra germes.
Cabe ressaltar, contudo, que o objeto de estudo foram os uniformes utilizados por médicos e enfermeiros durante o exercício profissional.
Metade das amostras não conseguiu neutralizar microrganismos em ciclos curtos, e um terço em ciclos mais longos. Num caso, um aparelho ajustado para 60 °C não conseguiu atingir nem 20 °C. Isso significa que as bactérias podem sobreviver às condições normais de lavagem (temperatura e detergente) e causar infecções.
Os resultados do estudo destacam a necessidade de revisar as práticas de lavagem em ambientes de saúde. De acordo com os investigadores, muitas máquinas de lavar roupas domésticas atuais não conseguem eliminar completamente as bactérias resistentes a antibióticos, o que pode estar a contribuir para a disseminação de infeções hospitalares.
A proposta é que os hospitais considerem o uso de máquinas de lavar roupas industriais para lavar uniformes no local, uma prática comum.