O fato de você se ver como um pai de estimação, amigo, guardião ou colega afeta a maneira como você cuida do seu cão? Um estudo recente publicado na Scientific Reports sugere que sim.
A psicóloga Laura Gillet, estudante de doutorado no Departamento de Etologia da Universidade Eötvös Loránd na Hungria e autora principal do estudo Scientific Reports , explica que a inspiração para a pesquisa veio quando um dos seus colegas encontrou dados confirmando que muitos donos consideram os seus cães mais importantes para eles do que qualquer humano. «Estávamos realmente interessados nas mudanças de papéis dos cães nas culturas ocidentais, especialmente em relação às baixas taxas de fertilidade e famílias menores», diz ela.
Ao examinar as descobertas, os investigadores definiram três perfis distintos de proprietários com base nos papéis sociais e práticos que os donos percebem que os seus cães desempenham nas suas vidas.
O pai do cão
Se você se classifica como um “pai de cão” (como 49,5% da amostra do estudo), pode se referir ao seu cãozinho como um amigo, membro da família ou até mesmo um bebê peludo. O vínculo profundo que vocês partilham pode ser mais importante para si do que dos seus relacionamentos humanos. O seu cãozinho definitivamente vive dentro de casa e passa muito tempo consigo.
Este grupo geralmente possui: Border collies, vizslas, boxers, dachshunds e pumi
O companheiro
Se você se classifica como um dono de cão “companheiro” (como 19,4% da amostra do estudo), você ainda vê o seu cachorro como um amigo e membro da família. No entanto, é menos provável que você veja o seu cachorro como um filho substituto, mantendo mais distância emocional. Você pode ser mais velho do que o típico “pai de cão” e pode não passar tanto tempo com o seu animal de estimação.
Este grupo geralmente possui: Mudi, cocker spaniels ingleses, labradores retrievers, boxers e cães pastores alemães
O colega e amigo
Se você for um dono de status duplo (como 31,1% da amostra do estudo), o seu cão será um membro integral da família, ao mesmo tempo que desempenha uma função prática. Pode pensar no seu cãozinho como um filho ou amigo, bem como um colega.
Este grupo geralmente possui: Border collies, cães pastores belgas, cães pastores alemães, labradores retrievers e vizslas