Aqui falamos antes sim de uma força emocional, mental e intelectual. Uma mulher forte e poderosa é alguém que não necessita de validação por parte da sociedade. É alguém que cria o seu próprio caminho e espera que os outros a acompanhem se assim quiserem. Se não quiserem, então ela caminha sozinha sem se sentir fragilizada.
Infelizmente a sociedade parece não gostar de associar uma ideia de força ao sexo feminino. Muito menos a todas as mulheres maduras. É um erro que perpetua as discriminações com base no género, que continuam a determinar que os homens são vistos como o macho dominante, garante de segurança e proteção.
Apesar desta triste realidade, existem inúmeras mulheres fortes que demonstram a sua capacidade de amar o outro, evoluir e crescer independentemente de quaisquer adversidades. O portal Prime Women publicou recentemente uma listagem que procura caracterizar estas mulheres poderosas e que apresenta tudo aquilo que elas procuram evitar nas suas vidas.
Siga alguns destes importantes conselhos e encontre a sua própria força.
- Não passar o tempo a sentir pena das suas circunstâncias
Uma mulher forte entende que nem tudo é perfeito. Sabe que comete erros e que irão existir sempre coisas menos boas ao longo do processo. Ela não perde tempo a sentir pena de si mesma e da sua realidade. Enfrenta os problemas com coragem e determinação.
- Não tentar agradar a todos
Depois dos 50, uma mulher poderosa sabe como as coisas funcionam. Sabe o que tem que fazer para atingir certos objetivos e não se deixa consumir por certos pensamentos debilitantes. Já não se preocupa tanto com o que os outros podem pensar; não deixa que isso interfira com os seus planos.
- Não deixar que outros falem em nome dela
Estas mulheres tem uma “voz” própria, forte e determinada. Sempre que sente necessidade ela diz o que tem para dizer. Tem ideias próprias, pensamentos e opiniões que não tem receio de partilhar com o Mundo. E certamente não precisa de ninguém que fale no lugar dela.
- Não tem medo de arriscar
Uma mulher forte não deixa que o medo comande a sua vida. Não tem medo de falhar e de arriscar. Tanto na sua vida pessoal como na profissional, sempre que vê um desafio não foge de o enfrentar. Da mesma forma, não tem receio de expressar a sua personalidade através das escolhas arrojadas que faz. Não se deixa ficar fechada na “caixa” onde normalmente são colocadas as “senhoras de idade”.
- Não tenta fazer tudo sozinha
A sociedade parece continuar a confundir vulnerabilidade com fraqueza. Isto faz com que muitas pessoas tenham receio de pedir ajuda. Ora, uma mulher poderosa sabe compreender quais são as suas próprias fraquezas e percebe com rapidez de que forma outra pessoa poderá ter o perfil certo para a ajudar. Estas mulheres têm a coragem de admitir que não conseguem fazer tudo sozinhas e têm a força para reunir “equipas” capazes de a auxiliar.