Otimiza o metabolismo
É rico em alcaloides, como a teobromina (uma substância com ação semelhante à cafeína), estimulando o sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta e queimando calorias de forma mais rápida.
Promove o controle do peso
Além de ajudar na queima de gordura corporal, o chocolate também pode aumentar a sensação de saciedade – efeito da regulação da insulina, diminuindo a sensação de fome em pequenos espaços de tempo.
Garante estabilidade de humor e reduz o stress
Uma das substâncias abundantes no cacau é a tiramina, um precursor do triptofano, que por sua vez é precursor da serotonina, conhecido como “hormona da felicidade” e da sensação de bem-estar, proporcionando uma sensação de leveza, reduzindo os níveis de irritabilidade ou ansiedade.
Diminui o risco de cancro
O desenvolvimento de cancro tem relação com a oxidação do DNA, como os flavonoides que agem impedindo uma parte dessa oxidação, o consumo de chocolate com maior teor de cacau, que possui boa quantidade desse antioxidante, acaba por evitar o risco.
Ajuda a regular o intestino
Os polifenóis e os flavonoides presentes no cacau possuem propriedades pré e probióticas, favorecendo as “bactérias boas” presentes no intestino.
Estimula as funções cognitivas
O chocolate melhora a função cerebral por aumentar o fluxo de sangue para o cérebro devido às substâncias estimulantes, como a cafeína e a teobromina, que também previnem o Alzheimer.
Serve como pré-treino
Como as substâncias presentes no chocolate são capazes de aumentar a energia e a disposição, pode utilizá-lo para dar um boost no rendimento físico, aproveitando também seus benefícios para saúde cerebral.