Reconhecendo que é “um objetivo ambicioso, exigente”, Fernando Araújo quer contratar até ao final de abril, início de maio, mais pedopsiquiatras e psiquiatras, avança a Lusa.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) quer contratar psiquiatras e pedopsiquiatras até ao início de maio para evitar a saída de jovens médicos e colmatar a falta de profissionais nesta área, considerada prioritária, anunciou esta terça-feira o diretor executivo.
“Vamos tentar que as contratações para estas áreas específicas, nomeadamente pedopsiquiatria e psiquiatria, aconteçam até ao final de abril, início de maio, para ganharmos um espaço de tempo considerável e evitarmos eventualmente a saída de potenciais médicos jovens que são precisos para dar uma força ao SNS nesta área considerada por nós prioritária”, disse Fernando Araújo numa audição do grupo de trabalho de Saúde Mental da Comissão de Saúde.
O diretor executivo do SNS explicou que as vagas costumam ser conhecidas em junho/julho e as contratações acabam por acontecer no final agosto, início de setembro.
“O que acontece é que os internos de formação específica acabaram os exames nestes últimos dias e o que vamos tentar é ainda durante este mês de abril estabelecer o plano de vagas para o SNS e conseguir fazer os contratos nestas especialidades até ao final de abril”, disse Fernando Araújo, reconhecendo que é “um objetivo ambicioso, exigente”.
Segundo o responsável, isto significa ganhar três ou quatro meses relativamente a anos anteriores para conseguir cativar e vincular profissionais de saúde no SNS.