Partilhar

Infarmed proíbe a exportação de 101 medicamentos

Vacinas contra a hepatite A, contra a difteria, tétano e tosse convulsa estão entre os 101 medicamentos que estão proibidos desde hoje para exportação, segundo uma circular informativa do Infarmed, avança a Lusa. A circular informativa da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) atualiza os medicamentos que estão com a exportação temporariamente suspensa, uma lista que abrange todos os fármacos críticos que estiveram em rutura no mês de maio, bem como os medicamentos que estejam a ser abastecidos ao abrigo de autorização de utilização excecional. A lista que entra hoje em vigor integra 101 apresentações de fármacos de várias categorias e substâncias ativas, entre os quais medicamentos para o tratamento da diabetes, antibacterianos, antipsicóticos, antipiréticos, ansiolíticos, sedativos, hipnóticos, a vacina adsorvida pneumocócica poliosídica conjugada. Segundo o Infarmed, esta proibição destina-se a assegurar o abastecimento do mercado nacional após a ocorrência de uma rutura e aplica-se a todos os intervenientes do circuito, incluindo aos fabricantes. Ressalva que “esta proibição se aplica aos medicamentos incluídos na lista e não a medicamentos fabricados para exportação”. O Infarmed integra a rede europeia de pontos de contacto das autoridades nacionais competentes, da Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) e da Comissão Europeia que, desde abril de 2019, é utilizada para a partilha de informação sobre ruturas de abastecimento e questões de disponibilidade de medicamentos autorizados na União Europeia.

6 Junho 2023
Forever Young

Vacinas contra a hepatite A, contra a difteria, tétano e tosse convulsa estão entre os 101 medicamentos que estão proibidos desde hoje para exportação, segundo uma circular informativa do Infarmed, avança a Lusa.

A circular informativa da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) atualiza os medicamentos que estão com a exportação temporariamente suspensa, uma lista que abrange todos os fármacos críticos que estiveram em rutura no mês de maio, bem como os medicamentos que estejam a ser abastecidos ao abrigo de autorização de utilização excecional.

A lista que entra hoje em vigor integra 101 apresentações de fármacos de várias categorias e substâncias ativas, entre os quais medicamentos para o tratamento da diabetes, antibacterianos, antipsicóticos, antipiréticos, ansiolíticos, sedativos, hipnóticos, a vacina adsorvida pneumocócica poliosídica conjugada.

Segundo o Infarmed, esta proibição destina-se a assegurar o abastecimento do mercado nacional após a ocorrência de uma rutura e aplica-se a todos os intervenientes do circuito, incluindo aos fabricantes.

Ressalva que “esta proibição se aplica aos medicamentos incluídos na lista e não a medicamentos fabricados para exportação”.

O Infarmed integra a rede europeia de pontos de contacto das autoridades nacionais competentes, da Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) e da Comissão Europeia que, desde abril de 2019, é utilizada para a partilha de informação sobre ruturas de abastecimento e questões de disponibilidade de medicamentos autorizados na União Europeia.

Mais Recentes

Tradição e sofisticação sentam-se à mesa de Páscoa do Capítulo Restaurant & Bar

há 13 horas

Opinião: «Dia Mundial Atividade Física – saúde e atividade física»,

há 14 horas

Refúgio familiar com sabor, conforto e diversão na Páscoa

há 15 horas

Carbonara Day: saiba onde saborear os melhores pratos

há 17 horas

Tradição da tasca portuguesa e modernidade dos cortes de carnes maturadas: é assim o Retasco

há 18 horas

Brunch buffet e diversão garantida para toda a família: mais uma sugestão para a Páscoa

há 2 dias

La Mafia se sienta a la mesa lança cocktails primaveris e harmonizações de autor

há 2 dias

Salutem junta-se à Corrida Sempre Mulher

há 2 dias

Mama Loves Easter: um brunch de Páscoa para toda a família

há 2 dias

Celebre a Páscoa com experiências memoráveis em Portugal, no Brasil e em Itália

há 2 dias

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 2 dias

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 2 dias

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 2 dias

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 3 dias

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 3 dias

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 3 dias

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 3 dias

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 3 dias

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 3 dias

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.