Partilhar

Mais de 90% dos portugueses estão preocupados com o poder de compra. É o seu caso?

Saúde, Clima e Educação são outros temas que mais têm merecido a atenção dos portugueses.

12 Março 2024
Sandra M. Pinto

No último ano os europeus enfrentaram vários desafios económicos, devido à inflação e o consequente aumento dos preços nos mais variados produtos e serviços, essenciais à vida de todos. Por isso, não é de estranhar que o poder de compra seja o tema que mais preocupa 95% dos portugueses, sendo que 61% estão muito preocupados.

Este é apenas um dos dados do Barómetro Europeu realizado pelo Cetelem – marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance, que espelha as incertezas sentidas a nível económico. O poder de compra surge à frente de outros temas que têm estado na ordem do dia, como Saúde (93%), Alterações Climáticas (88%) ou Educação (86%).

Com 81% dos inquiridos a referirem que os preços subiram “significativamente”, não há dúvida que tal teve um impacto no orçamento dos portugueses e foi sentido principalmente na alimentação (66%), nos gastos com a energia (53%), nas despesas com a habitação (50%) e nos transportes (48%).

58% afirmam, mesmo, que o seu poder de compra diminuiu, por isso, os portugueses viram-se obrigados a “apertar os cordões à bolsa” no último ano. A maioria dos inquiridos (58%) revelam ter reduzido as despesas com atividades de lazer (restaurantes, cinema, etc.), já 55% reduziram os gastos com viagens, 35% com transportes, 30% com alimentação e 29% com despesas relacionadas com a habitação.

Preocupação com o poder de compra estende-se a toda a Europa

Os portugueses não são os únicos preocupados com o poder de compra. A grande maioria dos europeus (87%) afirma estar preocupada com o poder de compra, com 52% a responder “sim, muito”. Consequentemente, em todos os países inquiridos, a “inflação/poder de compra” está no topo da lista das preocupações, à frente da instabilidade geopolítica internacional (83%), da segurança (82%), das preocupações com o sistema de saúde (81%) e das alterações climáticas (76%).

Por outro lado, quase por unanimidade (88%), os europeus consideram que os preços aumentaram no último ano, sendo que 59% consideram que os preços aumentaram “significativamente”. Relativamente a este ponto, a opinião nos diferentes países varia. Enquanto 81% dos portugueses e 70% dos romenos consideram que os preços aumentaram “significativamente”, a taxa desce para 55% em França e 56% na Alemanha.

No que diz respeito ao aumento dos preços, mais de metade dos europeus afirma que as suas faturas de energia (66%), de alimentação (65%) e de transportes (52%) aumentaram no último ano. É, por exemplo, no Reino Unido (74%) e na Roménia (71%) que os orçamentos alimentares mais aumentaram. No que se refere às contas de energia, os aumentos foram acentuados no Reino Unido (76%), na Roménia (74%) e em França (72%).

Tal como os portugueses, também os europeus reduziram os gastos em atividades de lazer (62%) e viagens (58%). Além disso, cerca de 4 em cada 10 europeus (37%) reduziram as suas despesas alimentares, uma percentagem acima da realidade portuguesa (30%). Os bens domésticos e pessoais também foram afetados, com 54% para o vestuário e o calçado, e de 52% para o mobiliário, os eletrodomésticos, a televisão e os smartphones. No final das contas, os serviços essenciais também sofreram uma redução, por exemplo, 32% das famílias reduziram as faturas de energia e 27% as faturas relacionadas com a habitação.

Mais Recentes

Saúde pélvica: «É preciso compreender os problemas associados ao pavimento pélvico durante o inverno», revela estudo

há 4 minutos

Já sonha com as férias de verão? Esta companhia aérea tem novas rotas e 400 mil lugares adicionais para que possa escolher

há 16 minutos

“Sozinho no Lidl” tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro numa loja perto de si

há 20 minutos

O Pai Natal ganhou uma ajuda importante para encontrar os presentes perfeitos

há 22 minutos

Do clássico ao contemporâneo: restaurantes Olivier oferecem menus exclusivos para celebrar a Passagem de Ano

há 36 minutos

Uma viagem de bem-estar para toda a família, é a oferta desta recém inaugurada unidade hoteleira

há 44 minutos

Se não tem o hábito de reciclar pilhas conheça os 5 argumentos de acordo com os quais o deve passar a fazer

há 48 minutos

Cancro da mama: medicamento para o crescimento do cabelo interrompe a alopecia devido à quimioterapia

há 57 minutos

Viagens: número de passageiros nos aeroportos nacionais sobem para 61 milhões

há 1 hora

Se é funcionário público esta decisão do Governo interessa-lhe. diz respeito a descanso extra

há 1 hora

Prémio Bárbara Virgínia entregue pela Academia Portuguesa de Cinema a Monique Rutler

há 1 hora

Noite de despedidas especiais: dizer adeus a 2024 promete ser ainda mais simbólico neste restaurante

há 1 hora

Está com dúvidas sobre onde ir almoçar hoje? Se é fã da gastronomia italiana este restaurante pode bem ser uma boa opção

há 2 horas

Cancro do cólon: estudo reforça que «alimentos ultra processados ​​promovem o risco de se ter a doença»

há 2 horas

Uma dúvida recorrente que importa esclarecer: detergente líquido ou em pó, qual é o melhor?

há 3 horas

A partir de hoje estes signos vão receber (muito) dinheiro, garantem os astros

há 3 horas

Um dos 100 melhores spas do mundo é português

há 3 horas

Se é fumador cuidado: brevemente deixará de o poder fazer nas esplanadas

há 4 horas

Envelhecimento cerebral: cientistas identificam 13 proteínas que podem dar pistas para compreender as doenças neurodegenerativas

há 4 horas

Entrega de presentes em risco: Lapónia cancela o Natal (e este é o motivo)

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.