No universo dos cães, onde cada raça tem o seu encanto, alguns como o border collie ou o labrador têm sido frequentemente apontados como as mentes mais brilhantes. No entanto, um estudo recente realizado por cientistas da Universidade de Helsinquia revelou que o trono da inteligência canina pertence a outra raça.
Este estudo, publicado na Nature Scientific Reports , avaliou mais de mil cães de diferentes raças entre 2016 e 2022, com o objetivo de analisar as suas capacidades cognitivas e comportamentais. Os investigadores submeteram os cães a uma série de testes destinados a medir habilidades como memória, raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e controle inibitório.
O Belga Malinois destacou-se dos demais, apresentando habilidade excecional em quase todas as provas, o que o posicionou como a raça mais inteligente.
O estudo revelou ainda que embora algumas raças se destaquem em aspectos específicos , nenhuma é “perfeita” em todas as categorias. Por exemplo, o cocker spaniel, que ficou em segundo lugar, demonstrou grande habilidade na cognição social, ou seja, na forma como os cães interagem e entendem os humanos e outros cães. Por outro lado, o pastor alemão, que ocupa o terceiro lugar na classificação, apresentou notável uniformidade em todas as provas, sendo versátil em termos de inteligência.