<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Óbito: Morreu Adriano Vasco Rodrigues, antigo Governador Civil da Guarda

24 Janeiro 2025
Forever Young

A Câmara Municipal do Porto atribui-lhe a Medalha de Ouro, em 1994, e o Presidente da República, Jorge Sampaio, a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 1996.

Faleceu na passada quarta-feira, no Porto, o investigador, professor, antropólogo e antigo Governador Civil da Guarda Adriano Vasco Rodrigues, apurou O INTERIOR junto da família.

«Autor da “Monografia da Guarda”, entre muitas outras obras, Adriano Vasco Rodrigues nasceu na Guarda em 1928. Licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi aluno de Eduardo Lourenço, é autor de uma extensa bibliografia que vai da história à arqueologia, passando pela pedagogia, etnografia e história da arte», avança aquele órgão noticioso.

Escreveu as monografias de várias vilas e cidades do distrito (Guarda, Pinhel, Valhelhas, Mêda, Celorico da Beira, Trancoso, entre outras). Destacou-se ainda em variadíssimas atividades ligadas à educação, cultura e presença judaica em Portugal, tendo sido professor do ensino primário e secundário, diretor da “Schola Europaea”, em Bruxelas, e diretor-geral do ensino particular e cooperativo. Foi também Governador Civil da Guarda entre 1982 e 1983 e vereador da Comissão Municipal de Arte e Arqueologia do Porto, entre outros cargos, é ainda referido.