O antigo presidente da Câmara de Celorico de Basto João Pulido morreu na segunda-feira, aos 80 anos, vítima de doença prolongada, revelou hoje o município do distrito de Braga, que decretou dois dias de luto municipal, avança a Lusa.
Num anúncio publicado na imprensa nacional, a autarquia refere que o antigo autarca “deixa um legado de dedicação ao serviço público e à sua terra natal”.
João Pulido liderou o município durante 12 anos, entre 1977 e 1989, tendo sido eleito pelo CDS-PP.
“João Maria Mourão Pulido de Almeida é um nome incontornável na história da democracia do distrito de Braga e do concelho de Celorico de Basto”, lê-se no anúncio.
Para o município, o antigo autarca foi um homem que dedicou a sua vida a servir o concelho e deixou uma marca indelével na história da região.
Endereçando votos de pesar à família, a autarquia refere ainda que decretou luto municipal por dois dias e que a bandeira será colocada a meia haste na Câmara Municipal e nos edifícios municipais.
O funeral tem lugar esta manhã, na Igreja Paroquial de S. Clemente.
Em abril, a Câmara Municipal de Celorico de Basto homenageou o ex-autarca, com a atribuição do antropónimo, João Pulido, a uma praça na Gandarela.
Paralelamente, o município atribuiu a medalha de mérito Grau Ouro a João Pulido.