<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

21 Maio 2025
Forever Young

Tinha 98 anos

O realizador e guionista Mariano Ozores morreu hoje quarta-feira, aos 98 anos, em sua casa em Madrid, segundo a Academia de Cinema. Em 2016, ela recebeu o Prémio Goya Honorário desta instituição.

“Há uma entidade estranha e misteriosa a quem devo tudo o que sou e tudo o que conquistei, e é por isso que este Goya também pertence ao público, ao público respeitável “, agradeceu na ocasião.

“Um dos diretores mais prolíficos da história do cinema espanhol, Ozores tornou-se num especialista em fazer os espanhóis rirem. Fez um total de 96 filmes, vistos por cerca de 90 milhões de pessoas , e embora a crítica nunca tenha estado do seu lado, a única coisa que importava para o cineasta madrilenho era conectar-se com o público”, observou a organização.

Estreou-se aos 17 anos na companhia de teatro de seus pais, Luisa Puchol e Mariano Ozores, “atuando como ajudante de palco, assistente, ponto ou empresário quando necessário”. “Também tentou seguir o caminho da família e entrar para a carreira de ator, mas, ao contrário dos seus irmãos Antonio e José Luis Ozores, essa não era a área em que Mariano se sentia mais confortável”, enfatizou a Academia, observando que a sua curiosidade sobre como fazer os outros rirem foi o que o levou a se interessar pela escrita.

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 6 minutos

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 25 minutos

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 45 minutos

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 1 hora

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 1 hora

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 2 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 2 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 2 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 2 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 3 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 3 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 3 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 4 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 4 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 5 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 5 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 5 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 5 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 6 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.