Partilhar

Olhos secos? Eis algumas dicas que pode seguir para resolver o problema

Este é um problema comum, com várias causas possíveis, que pode ser facilmente tratado.

4 Novembro 2020
Forever Young

A secura ocular afeta todos os anos milhares de pessoas. É algo que pode ser provocado por inúmeros fatores, a maior parte deles bastante banais. Por exemplo um ambiente mais seco, o fumo de cigarros ou o passar muito tempo à frente de écran, são tudo situações que podem estar na origem do problema.

Esta doença caracteriza-se pela produção insuficiente de lágrimas ou pela sua evaporação excessiva e causa sintomas que limitam significativamente o desempenho de tarefas do dia a dia e a qualidade de vida.

[Leia também: 10 factos fascinantes sobre os seus olhos e capacidade de visão]

De resto as alterações hormonais provocadas pela chegada do período da menopausa podem igualmente contribuir para que sinta os seus olhos mais secos.

Felizmente existem formas de “combater” este problema. Conheças algumas das principais dicas e estratégias que podem ajudar a manter os seus olhos lubrificados durante este inverno.

 

  1. Gotas oftalmológicas

Este tipo de produtos, disponíveis nas farmácias, são ideais para assegurar a proteção, hidratação e lubrificação dos seus olhos. Podem ser usadas ao longo do dia, conseguindo aliviar os sintomas com enorme eficácia. Se necessário aconselhe-se junto do seu oftalmologista em relação à melhor escolha de gotas para o seu caso, no entanto a maior parte destes produtos são inócuos, não possuindo grandes efeitos secundários.

 

  1. Pestanejar

A verdade é que quando passamos muito tempo em frente a um ecrã a ler texto, podemos ficar absolutamente fixados. Apenas estamos concentrados nisso e raramente olhamos para outro lado. Isto pode causar um enorme cansaço ocular, desidratando os olhos. A solução? Procure pestanejar mais vezes. Isto irá acelerar a lubrificação. De tempos a tempos, faça igualmente um intervalo e olhe para o horizonte de forma a dar um descanso à sua vista.

 

  1. Humidifique o ambiente

Um ar seco e rarefeito vai certamente contribuir para que sinta um maior desconforto nos seus olhos. Faça questão de garantir que no seu ambiente de trabalho existem equipamentos de climatização que conseguem umidificar o ar. Existem inclusive soluções mais portáteis de equipamentos que podem conseguir este efeito utilizando apenas um copo de água!

 

  1. Use óculos de sol

Se vai sair de casa e ficar exposto ao sol ou a ventos fortes, então é recomendado que use sempre óculos de sol. Estes vão funcionar como um agente protetor, evitando o acelerar da desidratação dos seus olhos.

 

  1. Aplicar compressas de chá

Este é um remédio natural que pode ajudar a humedecer os seus olhos. É ideal que utilize para este efeito chá preto ou de camomila. Basta que ensope algumas compressas no chá quente e as aplique sobre os seus olhos fechados. Deixe ficar durante cerca de 15 minutos. Isto é ideal não só para lubrificar os olhos, como também para os desinflamar.

 

  1. Dormir bem

Por fim, isto é algo essencial. Seja para a saúde dos seus olhos ou simplesmente para assegurar a recuperação da sua energia. O recomendado são pelo menos 7 horas de sono por dia. Ao fechar os seus olhos durante este período estará a permitir que estes tenham tempo adequado para descansar e recuperar a sua humidade natural.

 

 

[Leia também: Desconforto nos olhos? Estes são os 5 sintomas que não deve ignorar]

 

Mais Recentes

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 1 hora

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 2 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 2 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 2 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 2 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 2 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 3 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 3 horas

Choque tóxico: conheça a condição que levou doente a sofrer amputações depois de ter sintomas de «uma gripe ligeira»

há 3 horas

Pouco conhecida, esta infusão ajuda a baixar a febre se estiver constipado ou com gripe

há 3 horas

É oficial: Europa declara-se “gatólica”. Estudo revela que os gatos superam os cães em popularidade

há 4 horas

“Iguais na Segurança”: «sensibilizar para a defesa da dignidade e respeito pelos direitos e bem-estar das pessoas portadoras de deficiência»

há 4 horas

Hospital de São João: retira doentes não urgentes das urgências

há 4 horas

Zazu e Heartie aliviam sofrimento nos cuidados paliativos do IPO do Porto

há 4 horas

Se já passou dos 50 convém ler esta noticia: estes são os erros de moda que a fazem parecer mais velha do que realmente é

há 21 horas

Nem mel nem açúcar: conheça o adoçante natural que cuida da saúde intestinal

há 22 horas

Entrevista: «A fertilidade pode ser uma fonte de stress emocional», Filipa Santos, psicóloga

há 23 horas

Nem iogurte nem leite: este é o alimento com o dobro de cálcio que previne a osteoporose

há 23 horas

Descobrimos o novo casaco super leve da Primark que é perfeito para dias de chuva: por apenas 20 euros

há 24 horas

Para tudo: estes são os signos que terão mais sorte e dinheiro em 2025

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.