<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Roteiro dos 5 sentidos acontece no concelho de Pombal

18 Outubro 2021
Sandra M. Pinto

Audição, olfato, paladar, tato e visão dão mote à experiência turística que cruza várias disciplinas ligadas às artes e, que resulta de uma parceria entre municípios.

O concelho de Pombal é um dos palcos escolhidos para o ‘Roteiro dos 5 sentidos’, uma iniciativa que promete levar os visitantes à experiência de redescoberta de sensações e emoções através da audição, do olfato, do paladar, do tato e da visão. O Roteiro prevê um conjunto de eventos pensados para estimular as perceções sensoriais de todos, dos 8 aos 80, mas acima de tudo de quem se diz mais resistente a expressar emoções. Escritores, músicos, ilustradores e estátuas vivas têm desafio de não deixar ninguém indiferente. Abre ao público a partir do próximo ano.

Ao longo de vários meses vai ser possível descobrir a ’Rota do Mouro Al-Pal-Omar’, a ´Rota Botânica’ e também a ‘Rota dos Olhares e Contares do Lado de Lá’. Esta última conta com a presença de figuras tão relevantes como Caetano Veloso, Camané, Carminho, Daniela Amorim, Flávio Cardoso, Gilberto Gil, Pierre Aderne e Valter Hugo Mãe.

‘Olhares e Contares do Lado de Lá’ divide-se em quatro momentos. O primeiro dá lugar a Residências Artísticas, onde escritores e ilustradores participam na criação de uma novela, transformada em roteiro turístico. Cada um dos municípios vai acolher diferentes artistas. Em Pombal, Afonso Cruz, Cristina Drios e Cristina Taquelim integram o grupo de escritores. Já Castanheira de Pêra recebe Miguel Manso, Miguel Real, Paulo Moreiras e Pedro Seromenho. David Machado, Maria do Rosário Pedreira e Renato Filipe Cardoso vão estar presentes na Sertã.

Num segundo momento, o Festival de Estátuas Vivas mostra artistas de rua a realizar performances de imobilidade expressiva em Pombal e nos municípios parceiros. A direção artística pertence ao detentor de 5 recordes do Guiness como Homem Estátua, António Santos.

Depois, num terceiro momento, tem lugar o projeto Rua das Pretas, que une música lusófona e vinhos portugueses. Com origem no Brasil e, pela mão de Pierre Aderne, a iniciativa apresenta várias figuras como são os casos de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

O último momento é reservado à Exposição Itinerante de Ilustração, que nasce do trabalho dos escritores e ilustradores convidados.

Já a Rota Botânica alia o património natural à tecnologia, dando a conhecer a flora característica do território. Aqui, os 12 pontos demarcados, apresentam informação em vários formatos. Ao todo foram identificadas 36 espécies com diferentes usos e tradições. Cada uma delas, além da placa explicativa, tem como suporte um vídeo de 90 segundos e um áudio, que podem ser descarregados através de QR Code. Integra ainda workshops e aulas em movimento.

Mais Recentes

Dia Nacional do Cocktail: Mistico: o rooftop com vista única e cocktails exclusivos

há 18 horas

Visconde da Luz recebe o icónico Vallado ABF 1888: uma raridade que se serve com história

há 20 horas

Treestory inaugura temporada de verão com brunch georgiano no terraço

há 21 horas

Vila Vita Parc e Penha Longa Resort são os grandes vencedores das chaves Michelin em Portugal

há 22 horas

Sem ter de pagar mais: descubra como levar mais roupa num voo desta companhia aérea

há 2 dias

«Este truque da garrafa pode colocar a segurança do seu carro em risco», alertam os especialistas

há 2 dias

Semana dos Açores traz gastronomia, workshops, um mercado e música a Lisboa

há 2 dias

O alerta vem dos especialistas: «Se vai viajar de avião não deve (mesmo) usar esta peça de roupa»

há 2 dias

Hipertensão Arterial: «O inimigo silencioso que pode provocar um AVC», Elisa Campos Costa, neurologista

há 2 dias

Descubra o método japonês para estar em forma (sem ter de ir ao ginásio)

há 3 dias

Recebe telefonemas em que não falam e não sabe porquê? Saiba como se proteger das “chamadas silenciosas”

há 3 dias

Evite confusões com a mala no aeroporto: faça isto antes de embarcar

há 3 dias

Papa Leão XIV: conheça os pratos preferidos do Sumo Pontífice

há 3 dias

Importa ter perfeita noção: estas doenças podem retirar-lhe o direito a ter carta de condução

há 3 dias

«Estes nutrientes e vitaminas são essenciais para os maiores de 50», garantem os especialistas

há 3 dias

Óbito: Morreu Angelo Bonati, antigo CEO da Panerai

há 3 dias

Mantenha a saúde da sua coluna depois dos 50 anos com estes hábitos

há 3 dias

«Coma estes 10 alimentos depois dos 50 anos e viva melhor», alertam especialistas

há 3 dias

Exames preventivos que os homens devem fazer após os 50 anos

há 3 dias

Se já passou dos 50 anos saiba como poupar no seu Seguro de Saúde

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.