O inverno é sem dúvida uma estação do ano que divide muitas pessoas. É certo que há quem adore a neve, as noites passadas à frente da lareira e as bebidas quentes. Mas sabemos também que esta é uma altura do ano especialmente perigosa para a sua saúde.
Mais do que as conhecidas constipações e gripes, o inverno pode trazer um conjunto de outros problemas tais como pele seca, maiores chances de depressão e mais dores de cabeça do que seria normal.
Para o ajudar a preparar-se para alguns destes sintomas, o portal BestLife definiu exatamente algumas das principais alterações que o nosso organismo sofre ao longo do Inverno.
- A sua pressão arterial aumenta
Nesta altura do ano os nossos vasos sanguíneos “apertam” de forma a manter uma adequada temperatura corporal. Apesar de isto ser uma resposta natural do nosso organismo, a verdade é que pode ter algumas consequências negativas para a sua saúde, na medida em que a nossa pressão arterial tende a aumentar. Este incremento pode colocar o seu coração sob um stress desnecessário, podendo originar mais tarde um ataque cardíaco.
- Os níveis de serotonina baixam
A depressão é uma preocupação frequente nesta altura do ano. Aliás os problemas e ansiedades especificamente relacionados com o inverno têm até uma identificação própria: Seasonal Afective Disorder (desordem afetiva sazonal).
Grande parte deste problema é explicado por uma menor atividade da serotonina durante os meses mais frios do ano. Esta é uma substância química que nos faz sentir bem, confiantes e positivos. Como tal, a sua menor presença dá origem a estados de espírito mais tristes e “cinzentos”.
- A sua pele fica mais seca
No Inverno os níveis de humidade decrescem. Ora, isto pode afetar seriamente a sua pele. Quando o ar é mais fresco e seco, a água na nossa pele tende a evaporar-se mais rapidamente. Isto faz com que sinta a sua pele mais seca e frágil.
De forma a manter a sua pele hidratada, assegure-se de que usa roupas adequadas e que aplica diariamente um creme hidratante.
- As suas vias respiratórias ficam irritadas
O vento frio e seco não causa danos apenas à sua pele. As suas vias respiratórias são outro “alvo”. Especialmente para quem sofre de Asma ou bronquite, estas condições atmosféricas podem causar faltas de ar e ataques de tosse.
Como forma de evitar alguns destes sintomas, não se esqueça de usar um cachecol ou outro tipo de tecido que proteja tanto o seu nariz como a sua boca sempre que sai à rua.
- Os seus níveis de colesterol aumentam
Em 2014, alguns investigadores do John Hopkins Ciccarone Center for the Prevention of Heart Disease apresentaram um estudo que indicava a forma como os níveis de colesterol tendem a ser mais altos durante os meses de inverno. Este fenómeno parece ser explicado pela falta característica de vitamina D no organismo.
Um menor período de exposição solar, leva a que o colesterol acabe por ser menos vezes convertido em vitamina D. Como tal os meses de Inverno acabam por ser caracterizados por níveis mais alto de colesterol e por níveis mais baixos de vitamina D.