<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Sabe que existe mais do que um envelhecimento? Passamos a explicar

13 Março 2023
Sandra M. Pinto

Saiba mais no artigo que se segue.

Um estudo publicado na revista Nature Medicine defende que o processo de envelhecimento do ser humano pode ser dividido em quatro categorias, ou seja, existem quatro tipos de envelhecimento.

O envelhecimento é algo natural e inevitável, mas nem todas as pessoas envelhecem à mesma velocidade. Essa constatação levou os cientistas a afirmam o motivo pelo qual as pessoas envelhecem de diferentes maneiras.

«Algumas pessoas podem ser considerados mais jovens ou mais velhas velhos do que outros de acordo com determinados biomarcadores moleculares, e isso deve-se ao processo ocorrido nas moléculas de cada pessoa», esclarecem.

Os investigadores 106 adultos saudáveis durante dois anos, recolhendo sangue e analisando outras amostras biológicas à procura de alterações moleculares. Detetaram marcadores novos e outros já conhecidos associados ao envelhecimento.

Os cientistas concluíram que «existem quatro vias biológicas do envelhecimento: imunológico, renal, hepático ou metabólico. Com elas será possível saber se alguém está mais propenso a, em algum momento, sofrer de diabetes, cancro ou doenças coronárias, por exemplo».