Uma consulta anual no oftalmologista é algo recomendado a praticamente toda a população, sobretudo a partir dos 50 anos. Sendo certo que o principal objetivo passa por garantir que tudo está OK com a saúde dos seus olhos, a verdade é que este tipo de exame pode também permitir identificar alguns outros sinais preocupantes.
Uma inspeção mais detalhada da sua retina e nervo ótico pode revelar um conjunto de desequilíbrios sistémicos no seu organismo que podem ser indicadores inicias de certos problemas de saúde.
Eis alguns exemplos que podem ser detetados através de um simples exame oftalmológico.
Hipertensão
A causa da maior parte dos sangramentos oculares é provocado por algo inofensivo como uma tosse ou um espirro demasiado intenso. Todavia este é um sintoma que pode também estar associado a casos de hipertensão. Quando um indivíduo sofre deste problema durante um período prolongado as artérias na retina podem tornar-se mais rígidas, causando um ligeiro inchaço dos olhos ou sangramento.
Doença cardíaca
A saúde dos seus olhos está muito associada ao funcionamento do seu coração. Através de um simples exame ocular é muitas vezes possível identificar placas que se acumulam nas artérias ou graves problemas de circulação. Caso existem sinais de que o fornecimento de sangue ao cérebro está a ser afetados isso pode resultar num maior risco de AVC, por exemplo.
Diabetes
Pode até acontecer que um paciente não apresente quaisquer sintomas ou problemas de visão, no entanto um exame oftalmológico poderá ser capaz de encontrar sinais de diabetes. A verdade é que este é um problema de saúde que pode afetar a visão e, em casos mais graves, provocar cegueira. Caso estes sinais sejam identificados antecipadamente poderá ser possível prevenir o agravar da situação e prevenir a ruturas dos vasos sanguíneos dos olhos.
Doença de Parkinson
Não existe um único exame conclusivo que seja capaz de diagnosticar Parkinson. O diagnóstico é feito através de uma avaliação holística que inclui tanto sintomas físicos como neurológicos. No entanto, estudos mais recentes, têm desenvolvido exames e tecnologias que se concentram exclusivamente no movimento dos olhos. A verdade é que um dos sinais mais precoces desta doença está associado a tremores oculares, pelo que um exame oftalmológico detalhado pode contribuir para um diagnóstico mais célere de Parkinson.
Cancro
As pálpebras são uma das áreas mais vulneráveis ao aparecimento de um cancro de pele, provocado sobretudo pelo excesso de exposição solar. A pálpebra inferior é a mais vulnerável. Em caso mais raros, um melanoma pode também ser detetado no interior do olho, pelo que o exame pode também ser importante para este efeito.