Acelga e espinafre
São dois exemplos de alimentos ricos em magnésio, que estimula no cérebro a sensação de tranquilidade.
Alface
A folha de alface possui substâncias como lactucina, com ação calmante, e ácido fólico, vitamina cuja deficiência se associa à depressão.
Banana
Tem alto teor de triptofano, que também ajuda na produção de serotonina, portanto, contribui para reduzir sintomas de depressão e ansiedade.
Fibras
Para manter em ordem os níveis de serotonina, hormona ligada ao prazer, é importante que o intestino funcione bem – para isso, consuma fibras como alimentos integrais, farelo de aveia, linhaça, semente de abóbora, entre outros. E beba água.
Frutos vermelhos
Amoras, framboesas e cerejas são indicadas.
Especiarias
O gengibre é um alimento antioxidante, pelo que reduz os níveis de cortisol combatendo a ansiedade.
Uvas
É fonte de vitaminas do complexo B, necessárias para o funcionamento adequado do sistema nervoso.
Lentilha, feijões e aspargos
Alimentos ricos em ácido fólico que atuam no sistema nervoso e ajudam a evitar a depressão, colaborando para a produção de serotonina no cérebro.
Probióticos
Alimentos como iogurtes e vegetais em conserva são ricos em probióticos, que melhoram a saúde do intestino e reduzem a ansiedade.
Chocolate 70% cacau
O teor de cacau do chocolate deve ser acima de 70%. Isto porque o cacau possui substâncias semelhantes a anandamida – neurotransmissor conhecido como “substância da felicidade”, que atua em áreas que regulam o humor.