Seja numa loja física ou para fazer uma compra online, várias, com certeza, pois até lá ainda vem a Black Friday, a Ciber Monday e o Natal.
É evidente que cada vez mais utilizadores se sentem confortáveis ao efetuar pagamentos em cartão, não só porque são mais rápidos e simples, mas também mais seguros. Neste sentido, vale a pena destacar que, apesar deste aumento das compras online e da utilização de tecnologia contactless no ponto de venda físico, a fraude tem permanecido em mínimos históricos.
E porque é que existe menos fraude, se o número de utilizadores é superior?
Isto deve-se ao facto de que por detrás do simples gesto de pagar sem contacto, existe um esforço de colaboração entre todas as entidades envolvidas nos meios de pagamento para garantir que estes permaneçam seguros – sem deixarem de ser fáceis e simples e sem gerar fricções, quer para o comerciante, quer para o consumidor. Neste contexto, empresas de pagamentos, como a Visa, desempenham um papel fundamental.
Inteligência Artificial para que as suas compras sejam seguras
O trabalho constante em parceria com os bancos, para combater a fraude e proteger os dados dos consumidores através de múltiplos níveis de segurança, e da utilização da tecnologia mais recente, permite detetar fraudes em tempo real.
Como? A tecnologia como a Inteligência Artificial permite-nos confirmar a identidade e identificar possíveis pagamentos que são invulgares para esse consumidor. Por conseguinte, fornecer pistas de que uma ação fraudulenta pode estar a acontecer.
Ainda assim, é muito importante ter em mente que se em qualquer altura detetar movimentos estranhos na sua conta bancária, deve contactar o seu banco o mais rapidamente possível para o denunciar.
Reforço da segurança
O regulamento PSD2 Strong Customer Authentication (SCA) veio tornar o sistema de pagamentos ainda mais seguro.
Este regulamento exige que os bancos efetuem verificações adicionais para garantir que um cliente é o legítimo titular do cartão (e não alguém que tenha sido capaz de se fazer passar por ele, por exemplo). O objetivo do regulamento é reduzir a fraude, tornando as compras mais seguras e, por conseguinte, tranquilizar os consumidores em relação aos pagamentos digitais.
Hoje, os utilizadores introduzem dois de três fatores de autenticação para assegurar a sua identidade: algo que saibam (palavra-chave ou PIN), algo que tenham (móvel ou outro dispositivo) e algo que os identifique (impressão digital, íris, facial).
Ainda que esteja protegido, seja cauteloso e responsável
Embora o sistema, os bancos e os reguladores trabalhem todos em conjunto para o proteger ao fazer compras, é importante ser sempre cauteloso e proteger as suas informações pessoais, não fazendo compras em sítios suspeitos ou facultando os seus dados a terceiros. No final, os cibercriminosos aproveitam-se do mais pequeno erro humano para cometerem fraudes.