Cientistas no Canadá descobriram uma substância nas laranjas que poderia reduzir drasticamente a obesidade e reverter os seus efeitos colaterais no corpo, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Western Ontario.
O estudo, publicado no Journal of Lipid Research, mostrou que a substância chamada Nobiletina foi capaz de reduzir os níveis de insulina e colesterol no sangue de ratos. Até diminuiu o acumular de placas nas artérias, conhecidas como aterosclerose.
Isto foi confirmado depois de um grupo de ratos ter sido alimentado com uma dieta rica em gordura e colesterol para causar obesidade.
«A obesidade e as síndromes metabólicas resultantes são um fardo para o nosso sistema de saúde. No entanto, temos muito poucas intervenções que tenham demonstrado funcionar eficazmente em laranjas», disse o líder do estudo, Murray Huff.
Os cientistas ainda não sabem como a substância funciona, embora acreditem que ela atue na via que regula a forma como a gordura é tratada no organismo. Por fim, disseram que o próximo passo é transferir esses estudos para humanos para determinar se essa molécula tem os mesmos efeitos positivos sobre eles.