<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Suplemento barato parece aumentar a função cerebral das pessoas mais velhas, revelam especialistas

13 Março 2025
Forever Young

O que é bom para o seu intestino envelhecido também pode ser bom para o seu cérebro envelhecido.

Estudo descobriu que tomar suplementos diários de proteína e prebióticos pode melhorar as pontuações em testes de memória em pessoas com mais de 60 anos.

As descobertas, publicadas no ano passado, são motivo de reflexão, principalmente porque o mesmo teste de memória visual é usado para detetar sinais precoces da doença de Alzheimer .

O teste envolveu dois prebióticos de fibra vegetal baratos que estão disponíveis sem receita. Os prebióticos são consumíveis não digeríveis que ajudam a estimular os micróbios intestinais. Um é a inulina , uma fibra dietética, e o outro é a frutooligossacarídeo (FOS), um carboidrato vegetal frequentemente usado como adoçante natural de baixa caloria.
Para testar o efeito desses suplementos no envelhecimento do cérebro,  investigadores do King’s College London inscreveram 36 pares de gémeos com mais de 60 anos. Cada dupla foi dividida aleatoriamente, de modo a que um gémeo recebesse um prebiótico diário em pó de proteína e o outro recebesse um placebo diário em pó de proteína.
Aquele que tomou inulina ou FOS sem saber geralmente obteve pontuação mais alta num teste cognitivo três meses depois.