O tártaro surge do endurecimento da placa bacteriana, uma película que se deposita nos dentes e é composta por bactérias, saliva, restos de alimentos e células mortas. Se a placa não for removida pela escovagem, após cerca de 72 horas, ela começa a endurecer, transformando-se em tártaro ao entrar em contato com sais minerais da cavidade oral.
Assim, o tártaro é o resultado do endurecimento da placa bacteriana que não é removida e forma uma camada esbranquiçada ou amarelada na base dos dentes, principalmente nos dentes anteriores inferiores, na lateral da língua, e nos molares superiores, nas laterais da bochecha.
O tártaro não pode ser removido pela escovagem e requer a intervenção de um dentista . Embora ir a um especialista seja a melhor opção, existem algumas opções naturais para se livrar dela. Uma dessas alternativas é o chá verde.
Esta infusão oferece proteção e ajuda a libertar a placa bacteriana acumulada. Contribui para a sua eliminação por ser composto por antioxidantes, vitamina C e E. Além disso, possui fenólicos, catequinas, flavonóides e cafeína, por isso tem ação hipoglicemiante, antibacteriana e antiviral.
O seu consumo está ligado à recuperação e fortalecimento das gengivas.