Primeiro: só é possível desfiar o frango quando ele já está cozido, pois quando está cru a carne é mais elástica e é praticamente impossível de desfiar, e isto aplica-se a todas as carnes.
O frango desfiado que vai congelar já está cozido e temperado. Pode congelar o frango desfiado tanto puro, seco ou no molho. Para congelar, escolha um recipiente que possa ser levado ao congelador, para não causar riscos à sua saúde.
Não devemos congelar alimentos em recipientes de gelados, por exemplo, por exemplo. Sacos tipo ziplock também são uma ótima ideia para quem tem um congelador mais pequeno ou não quer ocupar tanto espaço.
Para quem for usar saquinhos, uma dica: guardar a carne em vácuo permite que o sabor não se perca tanto durante o processo de descongelamento.
O processo para descongelar frango desfiado cozido é o mesmo que é usado para outros alimentos, tanto cozidos quanto crus: primeiro transfira o recipiente do congelador para o frigorifico, e deixe a descongelar durante 24hrs ou até derreter completamente.
Especificamente no caso do frango desfiado, também pode ser descongelado diretamente na panela, acrescentando um pouco de água para ajudar, e sempre em fogo baixo para não queimar.