Partilhar

Tem um chapéu de chuva novo? Hoje é o dia de o experimentar

E já agora, traga um casaco.

16 Outubro 2023
Forever Young

Os distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real vão estar hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avança a Lusa.

Estes três distritos vão estar sob aviso entre as 12:00 e as 18:00 de hoje e depois entre as 00:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira.

O IPMA emitiu também aviso laranja para toda a costa portuguesa devido à agitação marítima e amarelo para 14 distritos por causa da chuva que pode ser forte e acompanhada de trovoada.

A previsão de mau tempo para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir no domingo um aviso à população, alertando para a possibilidade de inundações urbanas, cheias e deslizamentos de terras.

No aviso, a ANEPC pede a “adoção de comportamentos adequados” para prevenir consequências do mau tempo, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas, fixação de estruturas soltas”.

Pediu igualmente cuidado na circulação junto a árvores, pela possibilidade de queda de ramos devido ao vento, evitar circular junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, não praticar atividades relacionadas com o mar, adotar uma condução defensiva e não atravessar zonas inundadas.

Numa nota hoje divulgada, o IPMA indica que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja devido à previsão de ondas de oeste com 4,5 a 5,5 metros, com altura máxima de 9 metros entre as 06:00 e as 21:00 de terça-feira.

Estes distritos passam depois a aviso amarelo entre as 21:00 de terça-feira e as 03:00 de quarta-feira.

No que diz respeito à chuva, o IPMA emitiu para os distritos de Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Lisboa e Santarém entre as 00:00 e as 15:00 de terça-feira.

Os 14 distritos e o de Setúbal também vão estar sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 18:00 de terça-feira devido à previsão de vento forte do quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo até 100 quilómetros por hora nas terras altas.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Mais Recentes

«Este é o signo que tem maiores hipóteses de se tornar milionário», revela estudo

há 3 horas

Nunca compre estas coisas em segunda mão

há 6 horas

Jamais tenha a tentação de guardar estas coisas na casa-de-banho

há 6 horas

A água lava tudo, ou quase: jamais a use para limpar estes objetos

há 7 horas

Em forma depois dos 50 anos: ponha em pratica estas dicas

há 7 horas

Middlemist Vermelha: conheça a flor mais rara do mundo (só existe em dois países)

há 7 horas

Coma apenas um pedaço desta fruta por dia e acrescente anos à sua vida

há 7 horas

Quase 4.500 euros é quanto custa este hambúrguer: o mais caro do mundo

há 8 horas

Especialistas alertam: «não consuma este tipo leite; é um dos mais prejudiciais»

há 8 horas

Óbito: Morreu o socialista João Cravinho

há 8 horas

Há uma razão clara para Trump adorar palhinhas de plástico; e não tem nada a ver com sucção

há 8 horas

Nutricionistas revelam a última coisa que comem e bebem antes de dormir: algumas surpreendem

há 8 horas

Este objeto doméstico comum em todas as casas atrai (mesmo) as baratas

há 9 horas

Ralph Fiennes surpreende com transformação corporal ‘incrível’ aos 62 anos

há 9 horas

Acabou-se a discussão: as 6 regras para colocar a louça na máquina de lavar

há 9 horas

Turismo: reclamações sobem 24% no primeiro trimestre

há 10 horas

Memórias de infância, portugalidade e influências asiáticas: conheça a nova carta do chefe Ricardo Costa

há 11 horas

Autenticidade, hospitalidade e bem-estar de excelência: conheça o “novo” Vilalara

há 11 horas

Aproveite a Páscoa e experimente fazer uma escapadinhas de autocaravana

há 11 horas

5 erros que se cometem ao tomar Ozempic (ou Wegovy) e que podem sabotar os resultados

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.