Má postura, sobrecarga ou stress podem ser causas das dores nas costas. Mas é preciso cuidado e atenção, pois podem estar relacionadas com problemas renais.
Medindo cerca de 10 cm cada, os rins estão muito perto da coluna vertebral. É essa aproximação que pode fazer com as dores se misturem e confundam. Para perceber o que efetivamente se passa é necessário ir ao médico e realizar uma série de exames.
Lombalgia designa a dor nas costas localizada na lombar, região próxima dos rins. Os principais sintomas são dor local ou irradiada para membros inferiores, podendo ser aguda, com duração de até 3 meses, ou crónica, com permanência de mais de 3 meses. Também pode ser intensa ou fraca, contínua ou esporádica.
A dor nos rins pode indicar infeções, alterações no funcionamento do próprio órgão, quistos ou pedras, traumas, cancro entre outros. É comum que as dores nos rins aconteçam abaixo da caixa torácica num ou nos dois lados da coluna vertebral.
Esse tipo de incômodo costuma ser mais agudo e surgir de repente. A dor tende a parecer uma cólica de forte intensidade, que chega a incapacitar a pessoa.