<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Última hora: Tratamento inovador para pacientes com cancro da próstata chega a Portugal

12 Maio 2023
Sandra M. Pinto

Esta é de facto uma excelente noticia.

O tratamento com Lu177-PSMA é uma inovação para doentes com cancro da próstata. Trata-se da utilização de uma molécula que se une ao PSMA – uma proteína encontrada nas células dos tumores desta glândula -, conjugada com o isótopo Lutécio-177, que irá destruir as células malignas.

Esta nova terapêutica, recentemente aprovada pela Agência Europeia dos Medicamentos, está indicada para pacientes com cancro da próstata metastizado e com progressão da doença oncológica, apesar da terapia hormonal e/ou de quimioterapia.

“Este tratamento configura avanços clínicos recentes e muito promissores em Medicina Molecular: o conceito de theranostics e de medicina de precisão”, diz José Manuel Oliveira, médico especialista em Medicina Molecular e diretor da equipa a cargo desta terapêutica. Theranostics, ou teranóstica, é a junção entre diagnóstico e tratamento.

A primeira aplicação deste tratamento em Portugal decorreu esta quinta-feira numa das três unidades de Medicina Molecular da Atrys – uma multinacional do ramo da saúde com forte presença no nosso País, que se dedica principalmente ao diagnóstico e tratamento oncológico -, tendo sido “um sucesso”, ainda de acordo com o médico responsável pelo procedimento.

Nesta nova terapêutica, mediante a administração do radiofármaco, a molécula é captada em tecido tumoral, provocando irradiação e consequente destruição das células malignas.

Esta irradiação seletiva caracteriza-se pela preservação dos tecidos que não estão afetados pela doença.

Os estudos publicados, nomeadamente o ensaio clínico que serviu de base à aprovação deste medicamento pelas agências reguladoras, mostram que este tratamento leva a uma melhoria significativa na sobrevida global, comparativamente aos tratamentos convencionais.

Todos os anos, em Portugal, são diagnosticados cerca de seis mil novos casos de cancro da próstata; tal significa que se trata de quase 1/4 de todos os tumores que afetam o homem.

Mais Recentes

Portugueses aguentam até 2,5 segundos de silêncio em conversas, revela estudo

há 51 minutos

Parkinson pode começar nos rins? Novo estudo revela possível origem surpreendente da doença

há 1 hora

iSeg: a inteligência artificial que revoluciona o tratamento do cancro do pulmão

há 1 hora

Presunto ibérico é aliado dos atletas: reduz inflamações, acelera a recuperação e aumenta massa muscular

há 2 horas

Cientistas desvendam mecanismo que pode travar o crescimento dos tumores mais difíceis

há 3 horas

Como refrescar e arejar a casa no verão: dicas simples e ecológicas para um ambiente mais saudável

há 3 horas

Diogo Jota morre em acidente de viação em Espanha

há 4 horas

Investigadores canadianos associam pesadelos à intolerância à lactose

há 4 horas

Estudo: células cerebrais descobrem “armazém secreto” de açúcar que protege contra o Alzheimer

há 4 horas

Três limonadas frescas e sem açúcar para este verão (com melancia, manga ou pepino)

há 18 horas

Cinco destinos gastronómicos para saborear o mundo com todos os sentidos

há 19 horas

Smartwatches ajudam a prevenir doenças e já levam 93% dos utilizadores ao médico

há 19 horas

O “Monstro de Londres”: o agressor que aterrorizou a cidade antes de Jack, o Estripador

há 20 horas

IDO1: o “interruptor” do colesterol que pode salvar milhões de vidas

há 20 horas

Clima extremo faz portugueses repensarem férias: reservas flexíveis e ‘coolcations’ ganham força

há 22 horas

Estudo: Alterações climáticas vão reduzir produção das principais culturas globais até 2100

há 23 horas

Eletricidade: cavernas de sal podem tornar-se super baterias subterrâneas (e a Alemanha está entusiasmada)

há 23 horas

Escaldões: por que o after sun pode não ser a melhor solução e o que deve usar para aliviar a pele

há 24 horas

Aldeia sérvia reivindica ser o berço do primeiro vampiro do mundo

há 1 dia

Porque está a Terra a girar mais depressa? Cientistas estão intrigados com os dias mais curtos deste verão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.